Rede Neural Artificial para Atribuição de Notas em Relatórios Técnicos num Contexto de Avaliações por Pares e Rubricas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.105918Palavras-chave:
Rede neural artificial, relatórios técnicos, avaliações por pares, rubricas.Resumo
Num ambiente educacional, o processo de atribuição de notas para uma determinada atividade didática é uma tarefa importante e recorrente realizada por um professor ou instrutor responsável pela condução de uma disciplina ou de um curso. Esse processo de atribuição de notas envolve fatores como o contexto educacional onde a metodologia de ensino-aprendizagem está sendo aplicada e os critérios, estratégias e o estilo do professor ou instrutor no estabelecimento das notas. Neste artigo, busca-se investigar a possibilidade de personalização e ao mesmo tempo de automatização de um processo de atribuição de notas para relatórios técnicos utilizando redes neurais artificiais (RNAs) num contexto educacional composto de avaliações por pares e rubricas. A arquitetura de RNA proposta foi submetida à avaliação em dados educacionais reais provenientes de avaliações por pares realizadas por alunos de um curso de Engenharia de Computação nos anos de 2017, de 2018 e de 2019. Os resultados obtidos com o uso das RNAs levando em consideração os dados educacionais reais coletados são promissores, inclusive em comparação com atribuições automáticas de notas disponibilizadas por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como o MOODLE.
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