MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática

Autores

  • Bruna Poletto Salton IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105917

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, MOOCs, Contexto Educacional.

Resumo

Para muitos estudantes com deficiência, o acesso a recursos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) pode ser o diferencial para que tenham autonomia e êxito no contexto educacional. Para viabilizar essa realidade, há demanda crescente por capacitação em TA que chegue até os envolvidos nesse processo, de forma ampla, aberta e gratuita, características estas que podem ser contempladas pela oferta de Massive Open Online Courses (MOOCs). Nesse sentido, foi conduzida uma revisão sistemática para prover uma visão geral do estado corrente da pesquisa relacionada à utilização de MOOCs para oferecer capacitação em TA no contexto educacional. Como resultados, verificouse a quase inexistência de MOOCs sobre TA e que o tema ainda é pouco explorado, mas com grande potencial para atender uma demanda urgente e crescente no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

POLETTO SALTON, B.; BERTAGNOLLI, S. MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105917. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105917. Acesso em: 5 jul. 2022.