Possibilidades da plataforma Google for Education para o aprendizado de ciências: uma experiência com o conteúdo Filo Arthropoda no 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcelo Aparecido de Souza Silva UTFPR
  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha UFPR
  • Taniele Loss UTFPR
  • Marcelo Souza Motta UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105910

Palavras-chave:

Google for Education. Tecnologias Digitais. Aprendizagem de Ciências. Filo Arthopoda.

Resumo

A plataforma Google for Education oferece novas possibilidades metodológicas a professores e estudantes de diferentes níveis de ensino. Com o objetivo de investigar possíveis contribuições dessa plataforma ao aprendizado do conteúdo Filo Arthropoda, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Tratou-se de um estudo de caso em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Curitiba. A pesquisa envolveu 139 estudantes e fez uso das ferramentas: Google Sala de Aula, Google Drive, Gmail e Google Apresentações. Os estudantes exploraram essas ferramentas e elaboraram uma apresentação sobre o conteúdo abordado e um relato escrito sobre a percepção acerca das atividades desenvolvidas. A análise mostrou o protagonismo estudantil, o fortalecimento da colaboração e a quebra de paradigma com relação ao Filo estudado, já que os alunos passaram a relatar os dados sobre esses seres vivos com respaldo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

APARECIDO DE SOUZA SILVA, M.; SUCHECK MATEUS DA ROCHA, F.; LOSS, T.; SOUZA MOTTA, M. Possibilidades da plataforma Google for Education para o aprendizado de ciências: uma experiência com o conteúdo Filo Arthropoda no 7º ano do Ensino Fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105910. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105910. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem