Modelo de maturidade em governança e gestão de TIC para o SISP

Autores

Palavras-chave:

Governança de TIC, Modelo de maturidade, SISP, Governança de TIC na APF

Resumo

Trata-se de uma proposta de um modelo de avaliação da maturidade em governança e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para os órgãos da Administração Pública Federal (APF) pertencente ao Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo. Identificou-se os critérios de maturidade da literatura que subsidiaram a aplicação da Teoria Fundamentada para se obter as conceituações sobre governança e gestão de TIC na visão do SISP. De posse desses elementos, elaborou-se o referido modelo para fomentar a melhoria dos níveis de maturidade em governança e gestão de TIC no Governo Federal como um todo sob a ótica do SISP. A pesquisa concluiu que a maturidade em governança e gestão de TIC envolve mudanças no desempenho, na cultura organizacional e nos controles internos. O modelo de concebido é uma continuidade às pesquisas de Xavier (2010) e de Santos e Souza Neto (2013). O emprego da Teoria Fundamentada permitiu desenvolver conceitos sobre governança e gestão de TIC baseados nas documentações do SISP com conceituações sem premissas e vieses pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Otávio Londe dos Santos, Universidade Católica de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Ana Paula Bernardi da Silva, Universidade Católica de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

João Souza Neto, Universidade Católica de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Governança, Tecnologia e Inovação

Rafael Timóteo de Sousa Júnior, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Elétrica. Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão - LATITUDE. Programas de Pós-Graduação Acadêmico e Profissional em Engenharia Elétrica - PPGEE/PPEE.
Critérios de Maturidade em Governança de TIC

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Londe dos Santos, P. O., Bernardi da Silva, A. P., Souza Neto, J., & de Sousa Júnior, R. T. (2020). Modelo de maturidade em governança e gestão de TIC para o SISP. Revista Eletrônica De Administração, 26(2), 463–494. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/97046

Edição

Seção

Artigos