A CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO ENTRE A VINÍCOLA MIOLO E SEUS FORNECEDORES DE UVA: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul – UCS/Brsil
  • Maria Schuler Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, comprometimento, confiança

Resumo

Partindo do pressuposto que o Marketing de Relacionamento é um conjunto de atividades estratégicas direcionadas ao estabelecimento, desenvolvimento e manutenção de trocas relacionais bem-sucedidas, Morgan e Hunt (1994) identificam que a construção de relacionamentos pode ser traçada em um amplo sistema de troca e com diversos parceiros. Nesse sentido, este trabalho buscou identificar o processo de relacionamento entre a Vinícola Miolo, uma das maiores vinícolas do Brasil e posicionada numa proposta de oferta diferenciadora, com seus fornecedores de uva. Os resultados da pesquisa mostram que a empresa busca fortalecer seu relacionamento com os produtores de uva através de três bases estratégicas e de alguns elementos simbólicos. Para a análise do relacionamento junto aos fornecedores de uva utilizou-se a escala de Wilson e Vlosky (1997). Os resultados da pesquisa identificaram que as estratégias de investimento, do relacionamento a partir de preço diferenciado, dos aspectos culturais e simbólicos constituem os principais elementos que configuram a construção do relacionamento entre a Miolo e os produtores de uva entrevistados.

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Biografia do Autor

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul – UCS/Brsil

Maria Schuler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

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Publicado

2013-08-16

Como Citar

De Toni, D., & Schuler, M. (2013). A CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO ENTRE A VINÍCOLA MIOLO E SEUS FORNECEDORES DE UVA: UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista Eletrônica De Administração, 10(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41889

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