A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FATOR NA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: O ESTUDO DO CASO NATURA
Palavras-chave:
Internacionalização, Estratégia, Responsabilidade Sócio-Ambiental, RBVResumo
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Este artigo apresenta e analisa a importância de atuar de forma socialmente responsável para o crescimento e internacionalização das empresas. Analisa o modo de entrada e de atuação de uma empresa brasileira de grande dimensão nos mercados internacionais, salientando como as atividades de responsabilidade social materializam uma vantagem competitiva face à concorrência para expandir suas atividades fora de seu país de origem. O caso selecionado - Natura Cosméticos - evidencia uma empresa com um modelo de negócio peculiar, mas não exclusivo, que tem tido sucesso na sua expansão internacional, apoiada por uma atuação estratégica fundamentada em valores de responsabilidade social. Analisamos as ações tomadas pela empresa relativamente à responsabilidade sócio-ambiental e internacionalização, baseando-nos nos relatórios anuais de responsabilidade social da empresa de 2001 até 2005, dados oriundos do Estatuto da empresa, documentos digitais e trabalhos acadêmicos previamente publicados. Concluímos que a responsabilidade sócio-ambiental pode ser construída como base de geração de valor e diferenciação face à concorrência.
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