Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança

Autores

Palavras-chave:

Administração Pública, Política Pública, Segurança Pública.

Resumo

Um dos principais desafios da gestão de políticas públicas está em transformar intenções em ações. Trata-se de um sistema complexo caracterizado por agentes autônomos, multiplicidade de atores, interesses conflitantes, poder compartilhado, entre outros aspectos que geram uma lacuna entre formulação e implementação. Neste contexto, a dinamicidade das interações e a maneira com que elas são administradas têm implicações essenciais nos resultados. Este estudo explora conceitos de políticas públicas, interações e sistemas adaptativos complexos para analisar como as interações determinadas por sistemas justapostos e sistemas frouxamente articulados influenciaram o desenvolvimento de uma Política Pública de Segurança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação não participante e documentos, e foram analisados por meio de técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados revelaram que, embora a formulação da política pública represente um sistema justaposto e a sua implementação, um sistema frouxamente articulado, a excessiva sistematização e dificuldades estruturais próprias da gestão pública limitam o alcance dos resultados. O alcance de resultados mais efetivos perpassa a formação de redes de interações que equilibrem padrões formais com a flexibilidade necessária para permitir contribuições advindas da capacidade de aprendizado dos implementadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Oliveira de Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Administração; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lucilaine Maria Pascuci, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Administração; Professora Titular do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Figueiredo, S. O. de, & Pascuci, L. M. (2021). Interações e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança. Revista Eletrônica De Administração, 27(3), 776–805. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/110431