REDUÇÃO DO ESCOPO OU AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA? AS PERSPECTIVAS DO MARKETING NA VISÃO DE SEUS ACADÊMICOS

Autores

  • Natália Fontoura Englert
  • Ricardo Saraiva Frio Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Carlos Sérgio Valdez Saldanha
  • Carlos Alberto Vargas Rossi

Resumo

Este artigo tem por objetivo explorar a visão de acadêmicos da área de Marketing sobre o escopo conceitual do Marketing. Através de uma pesquisa exploratória, foram realizadas entrevistas em profundidade com professores da disciplina, buscando analisar a visão dos mesmos sobre questões que ainda hoje permeiam o debate acadêmico da área: o escopo do Marketing – e a necessidade ou não de sua revisão, seus limites de atuação, a dicotomia entre teoria e prática e, acima de tudo, a questão acerca da cientificidade ou não da disciplina. Pela visão dos seus acadêmicos, o artigo visa ampliar a discussão sobre como fortalecer a disciplina de Marketing, gerando insights que possibilitem avanços para o seu próprio corpo teórico. De maneira geral, foi possível observar que a visão predominante entre os acadêmicos pesquisados é de que o Marketing não precisa reduzir seu escopo teórico, mas sim aproximar os achados de suas pesquisas da prática, das questões reais do dia-a-dia da sociedade.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Englert, N. F., Frio, R. S., Saldanha, C. S. V., & Rossi, C. A. V. (2018). REDUÇÃO DO ESCOPO OU AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA? AS PERSPECTIVAS DO MARKETING NA VISÃO DE SEUS ACADÊMICOS. Revista Eletrônica De Administração, 24(2), 167–188. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/82108

Edição

Seção

Artigos