Influência do Poder nas Redes de Negócio – Análise da evolução da teoria

Autores

  • Luis Oliveira Universidade de São Paulo
  • Mário Sacomano Neto Universidade Federal de São Carlos
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Poder, Redes de Negócios, Paradigmas

Resumo

Esta pesquisa busca compreender como as relações de poder são abordadas na literatura de organizações, por meio de uma revisão sistemática da literatura utilizando a base de dados Thomson Reuters (ISI) Web of Science. Embora a literatura de relações interorganizacionais reconheça o papel crítico do poder, uma sucessão de teorias com diferentes perspectivas empíricas, teóricas e metodológicas demonstra que ainda há uma falta de consenso a respeito de quais atores detêm o poder nestes contextos. São questões de pesquisa: Como os recentes estudos em redes de negócio abordam o poder? Quais as implicações dos principais paradigmas teóricos utilizados? A análise das publicações selecionadas aponta para a multiplicidade de perspectivas teóricas na abordagem do poder na literatura e indica um aumento do interesse no tema ao longo do tempo. As principais perspectivas teóricas identificadas são a Teoria da Dependência de Recursos; a Teoria da Troca em Redes; e a Teoria de Custos de Transação. Essas teorias são analisadas sob o quadro teórico e um conjunto de proposições conceituais é definido, de modo a avaliar as implicações dos paradigmas associados a cada corrente teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Mário Sacomano Neto, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (DEP-UFSCAR)

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Professor Associado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Oliveira, L., Sacomano Neto, M., & Boaventura, J. M. G. (2016). Influência do Poder nas Redes de Negócio – Análise da evolução da teoria. Revista Eletrônica De Administração, 22(1), 01–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62022