CONFIANÇA, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO NOS RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DOS AVANÇOS SOBRE O TEMA
Palavras-chave:
Las Relaciones Interorganizacionales, Conocimiento, Aprendizaje, ConfianzaResumo
Compreender o estado de evolução de um tema é necessário, em determinado momento, para o processo de evolução da ciência, a fim de que se ordene periodicamente o conjunto de informações e resultados já obtidos, ordenação que permita indicação das possibilidades de integração de diferentes perspectivas, aparentemente autônomas, a identificação de duplicações ou contradições, e a determinação de lacunas e vieses. Dessa forma, busca-se verificar a agenda da pesquisa atual sobre os três construtos principais: confiança, aprendizagem e conhecimento, estabelecida por diversas publicações em periódicos internacionais (101 periódicos). Esses periódicos foram extraídos do Qualis da área de Administração, Contabilidade e Turismo. Foram avaliados primeiramente os títulos e resumos de todos os artigos publicados e posteriormente lidos todos os artigos encontrados sobre o tema foco do estudo. Foram encontrados e lidos 55 artigos publicados sobre o tema em seis anos de análise (2004 a2009). Os principais resultados estão comprovação da importância que os temas confiança, aprendizagem e conhecimento, independentes ou relacionados contribuindo para uma melhor velocidade, a flexibilidade e agilidade em competitividade frente as variações do ambiente onde as redes estão inseridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.