FATORES DE DESEMPENHO COMPETITIVO E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: EXISTE SINCRONIA ENTRE O QUE O CLIENTE DESEJA E O QUE RECEBE?

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM
  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Palavras-chave:

Supply chain, desempenho competitivo, logística

Resumo

Este trabalho trata da identificação da sincronia entre as expectativas do cliente, consideradas como fatores de desempenho competitivo da empresa e os componentes internos de seu gerenciamento para atender a essas expectativas, conforme o enfoque do supply chain management. A pesquisa que lhe deu suporte limitou-se a uma amostra não probabilística composta de 84 empresas do setor de auto peças, montadoras automobilísticas e indústrias químicas, localizadas na região metropolitana de São Paulo. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva, associadas à criação de indicadores de síntese da informação. Os resultados revelaram que as práticas de gerenciamento nas empresas estão pouco sincronizadas às expectativas dos clientes, indicando haver oportunidade para os processos de gestão e de valorização profissional dos funcionários.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

Giro Moori, R., Popadiuk, S., & Cavalheiro Marcondes, R. (2013). FATORES DE DESEMPENHO COMPETITIVO E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: EXISTE SINCRONIA ENTRE O QUE O CLIENTE DESEJA E O QUE RECEBE?. Revista Eletrônica De Administração, 11(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40690