SISTEMA INTEGRADO DE MARKETING: CONTRIBUINDO PARA UM MODELO

Autores

  • Joel Freire Silva Filho Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gustavo Campos Catão Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Renato Valtencir da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Francisleide Pontes Pereira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Ademar Batista de Morais Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palavras-chave:

novos modelos organizacionais, gestão de marketing, composto de marketing, planejamento, estratégia

Resumo

Devido ao acirramento da competição no mercado e a necessidade permanente das organizações se aperfeiçoarem estrategicamente, é observável nas mais variadas áreas da administração “clamores” por uma potencialização estratégico-gerencial, onde as corporações consigam operacionalizar a sua rotina sem perder de vista o longo prazo - pensamento estratégico. No caso específico do marketing, se observa um expressivo volume de trabalhos (livros, artigos, etc.) sendo publicados anualmente, sem no entanto, demonstrarem uma nítida preocupação com a operacionalização prática de suas “verdades”. Em face do exposto, o presente artigo visa discorrer sobre um modelo de gestão denominado sistema integrado de marketing (RICHERS, 2000), mais conhecido como 4 A´s, para a partir dele, propor um aperfeiçoamento operacional tendo por base a utilização de ferramentas de vanguarda, como por exemplo: Estratégia e Balanced Scorecard. Para o alcance do observado propósito, o artigo utilizará como ferramenta metodológica à pesquisa bibliográfica, por meio de documentação indireta.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

Freire Silva Filho, J., Campos Catão, G., da Silva, R. V., Pontes Pereira, F., & Batista de Morais, A. (2013). SISTEMA INTEGRADO DE MARKETING: CONTRIBUINDO PARA UM MODELO. Revista Eletrônica De Administração, 11(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40684