PERFIL E HÁBITOS DO CONSUMIDOR FINAL DE CARNES EM PELOTAS-RS
Palavras-chave:
perfil consumidor, cadeia carnes, cadeias produtivasResumo
Este trabalho teve como principal objetivo descrever o perfil do consumidor de carnes na cidade de Pelotas-RS, visando aprofundar o conhecimento sobre este importante elo das cadeias produtivas. Levando-se em consideração as mudanças que vem ocorrendo nos mercados, face à globalização das economias, torna-se cada vez mais necessário o estudo das relações entre os agentes participantes de uma determinada cadeia produtiva e, sob essa ótica, o consumidor final assume um papel relevante no sucesso das organizações que visam a sua satisfação. Foram analisados seis tipos de carnes: rês, frango, porco, peixe, ovelha e outras (caças e exóticas). Os resultados obtidos foram tabulados pelas variáveis sócio-demográficas de sexo, idade, escolaridade, renda, qualificação profissional e distribuição por áreas/bairros da cidade, para uma melhor compreensão acerca das necessidades que tal segmentação permite. Foram analisados os hábitos de compra e de consumo, mensurando o grau de importância de determinados atributos dos produtos e dos locais de venda, buscando identificar os critérios determinantes de escolha dos consumidores. Os resultados mostram que o pelotense consome carnes diariamente, faz compras com uma freqüência semanal, nos hiper e supermercados. A percepção do preço apresenta variação de acordo com o tipo de carne a ser escolhida. A rastreabilidade não é conhecida pela maioria dos consumidores. O atributo mais importante eleito pelo consumidor, durante o processo decisório de compra das carnes, foi o aspecto geral do local de venda, demonstrando que a apresentação do produto e a higiene do local e do vendedor são importantes.
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