GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE PESQUISA: UM ESTUDO NO CENTRO DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS E COMERCIAIS PARA FRUTICULTURA TROPICAL
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Cultura e Socialização de Conhecimentos, EMBRAPA, CEINFOResumo
A construção de repositórios de informações tem sido para muitas empresas, a primeira tentativa de gerir o conhecimento organizacional. Contudo, apenas a infra-estrutura tecnológica não garante o sucesso de uma iniciativa de gestão do conhecimento. Nesse contexto, busca-se, com o presente estudo, identificar os fatores que influenciaram o processo de implantação do Centro de Informações Tecnológicas e Comerciais para Fruticultura Tropical (CEINFO), uma iniciativa de gestão do conhecimento da Embrapa Agroindústria Tropical. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa fez uso do estudo de caso segundo o escopo metodológico da pesquisa participante. Verificou-se que a empresa enfatizou a tecnologia na solução de problemas de gestão do conhecimento, em detrimento de questões comportamentais e culturais, caracterizando, assim, uma abordagem tipicamente mecanicista. Outros fatores interferiram no processo, tais como: baixo nível de participação e comunicação interna; uma cultura reativa do grupo pesquisado; e restrito compartilhamento de informações e socialização do conhecimento pelos pesquisadores.
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