A ÉTICA COMO ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE VALORIZAÇÃO DE ALGODÃO COLORIDO NO BRASIL
Palavras-chave:
Ética, algodão colorido, estratégia, responsabilidade social das empresas, comércio justo, internacionalResumo
TEXTO (PDF) EM INGLÊS
A problemática desta pesquisa se baseia no papel da ética nas estratégias de desenvolvimento das empresas. Ela foi aplicada no Brasil, no Estado da Paraíba, um lugar marcado por estruturas de produção e de relações sociais muito arcaicas. Foi neste contexto que nós nos interessamos em colocar em evidência uma experiência recente e cheia de esperança: a cultura e a valorização do algodão colorido. Ela reflete ao mesmo tempo uma possível evolução do sistema de valor de alguns dirigentes locais, sobre as ações coordenadas entre diversos atores: centros de pesquisa, cooperativas agrícolas e de produção, associações local…e sobre a prática de estratégias originais de diferenciação e de valorização dos produtos no mercado nacional e internacional. Neste contexto, a nossa intenção é simplesmente mostrar que uma estratégia ética que associa dimensões de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social é viável, sob algumas condições e mesmo quando ela não é exclusiva. Ela é uma solução em particular para a valorização dos produtos naturais do sertão, sabendo que esta estratégia poderá confrontar-se à outras de empresas situadas no mesmo mercado e que optem por políticas de preços baseadas na exploração da mão de obra local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.