UM EXAME DA RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTERNACIONALIZAÇÃO E A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL NAS GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
Palavras-chave:
Informações ambientais, Internacionalização de empresas, Gestão ambiental, Avaliação de empresasResumo
Diante da necessidade de mitigar os danos ao meio ambiente decorrentes das atividades econômicas e enfrentando pressões de diversos grupos de interesse (stakeholders), gestores e investidores têm dado atenção cada vez maior ao impacto das questões ambientais na competitividade e no valor das empresas. Contudo, a assimetria de informação sobre gestão ambiental existente entre grupos de interesse e empresas e as dificuldades de mensuração de impactos ambientais prejudicam as decisões de alocação de recursos. Procurando contribuir para o aperfeiçoamento dessas decisões, este trabalho teve como objetivo verificar a existência de diferenças na comunicação ambiental associadas ao grau de internacionalização das grandes empresas brasileiras de capital aberto. As empresas foram selecionadas através dos registros de empresas abertas do Sistema Economática e da listagem das 500 maiores empresas da revista Exame, sendo o tamanho definido pela receita bruta. O grau de inserção internacional foi definido considerando-se quatro ou cinco fatores: origem do capital votante, envolvimento com exportação de produtos ou serviços, investimentos diretos em outros países, ações negociadas em bolsas internacionais e, em um critério ampliado, financiamentos internacionais. Os resultados confirmaram parcialmente estudos anteriores, indicando que as empresas com inserção internacional mais pronunciada possuem maior tendência a aderir a iniciativas empresariais para o desenvolvimento sustentável e a atender a critérios de certificação de gestão ambiental.
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