COMPROMETIMENTO, BEM-ESTAR E SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Palavras-chave:
Comprometimento organizacional, bem-estar no trabalho, satisfação no trabalho, professores de Administração, Universidade FederalResumo
As pesquisas sobre o comprometimento organizacional, o bem-estar e a satisfação no trabalhovêm sendo realizadas com êxito na área de Psicologia Organizacional. Novos estudossinalizam uma possível interdependência entre estes construtos. O objetivo precípuo destapesquisa foi investigar as relações entre comprometimento organizacional, bem-estar esatisfação no trabalho, através de um censo realizado com os 104 professores deAdministração de uma Universidade Federal, com taxa de resposta de 78%. Trata-se de umapesquisa de campo, explicativa-descritiva, possuindo caráter transversal e naturezaquantitativa. Os resultados mostraram que os professores apresentaram bons níveis derealização no trabalho e afetos positivos prevalentes em relação aos afetos negativos;declararam-se satisfeitos no trabalho quanto à chefia, aos colegas e à natureza do trabalho. Ocomprometimento organizacional normativo foi o único que contribuiu para a explicação dasatisfação com o salário. O comprometimento organizacional calculativo contribuiu para aexplicação dos fatores satisfação com a chefia e satisfação com as promoções. Finalmente, ocomprometimento organizacional afetivo foi o principal preditor do bem-estar e da satisfaçãono trabalho. Este trabalho contribuiu tanto para a produção acadêmica das áreas de Psicologiae Comportamento Organizacional, quanto para a tomada de decisão quanto às políticas degestão dos professores pesquisados, na perspectiva de que docentes e discentes possamdesfrutar de um melhor ambiente de aprendizagem e produção do conhecimento.Downloads
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Publicado
2012-08-01
Como Citar
Farias Traldi, M. T., & Demo, G. (2012). COMPROMETIMENTO, BEM-ESTAR E SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Revista Eletrônica De Administração, 18(2), 290–316. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38389
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Seção
Artigos
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