Administração Pública e Pensamento Social: Memória e Esquecimento na Produção Científica da Área no Brasil

Autores

  • Paulo Emílio Matos Martins PPGAd/ABRAS/Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Luciana Mello dos Santos PPGAD/UFF
  • Mariana Rambaldi PPGAD/UFF
  • Maia Cecilia Bezerra Tavares PPGAD/UFF

Palavras-chave:

Administração Pública, Estudos Organizacionais

Resumo

Neste trabalho buscamos compreender o intrigante fato revelado por Martins et al (2011; 2013) sobre a significação da baixíssima taxa de utilização do pensamento social brasileiro e das interpretações do Brasil, como referência teórica na produção científica da área Administração nos três primeiros lustros de implantação da Reforma do Estado brasileiro [1995-2010]. Como metodologia elegemos a análise de conteúdo do discurso dos grupos de pesquisa brasileiros da Área Administração nos seus ‘espelhos’ no DGP-Lattes/CNPq, a partir e uma amostra aleatória representativa desse universo no Censo de 2010, hipoteticamente o mesmo que reunia os autores daquela produção acadêmica, seus pares e avaliadores. Como revelações desta investigação destacamos a convergência do reduzido emprego da literatura histórica interpretativa de nossa nacionalidade naquela produção acadêmica como orientação epistemológica dos grupos de investigação da área à época. Como se esses dois fenômenos se explicassem reciprocamente. Finalmente, este artigo levanta alguns tópicos importantes sobre o perfil desses centros brasileiros de reflexão sobre a nossa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Emílio Matos Martins, PPGAd/ABRAS/Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Administração de Empresas (EAESP/FGV); Mestre em Administração Pública (EBAP/FGV); Engnheiro Mecânico (UFPA); Pofessor Licenciado em Desenho (UFPA), Professor do Quadro Permanente do PPGAd/UFF; Coordenador do Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS/UFF). Ex-Professor Titular da EBAPE/FGV.

Luciana Mello dos Santos, PPGAD/UFF

Mestranda em Administração

Mariana Rambaldi, PPGAD/UFF

Mestranda em Administração

Maia Cecilia Bezerra Tavares, PPGAD/UFF

Mestre em Administração

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Martins, P. E. M., dos Santos, L. M., Rambaldi, M., & Tavares, M. C. B. (2020). Administração Pública e Pensamento Social: Memória e Esquecimento na Produção Científica da Área no Brasil. Revista Eletrônica De Administração, 26(1), 2–17. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/97784

Edição

Seção

Artigos