Produtivismo na pós-graduação em administração: posicionamentos dos pesquisadores brasileiros, estratégias de produção e desafios enfrentados

Autores

  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin Analista de Gestão em Saúde Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR Doutoranda em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3330-9835
  • Raphael Camargo Penteado Doutorando em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-7890-7281
  • José Henrique de Faria Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – UFPR Professor Visitante - UTFPR/PPGA Líder do grupo de pesquisas Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais – EPPEO Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais http://orcid.org/0000-0003-3971-7992
  • Adriana Roseli Wunsch Takahashi UFPR

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Políticas de Avaliação Científica. Produtivismo.

Resumo

A intensificação do trabalho do pesquisador e sua submissão a novas formas de avaliação científica caracterizam o atual cenário da pesquisa brasileira. Apesar das múltiplas críticas ao produtivismo (colonialismo epistêmico, geopolítica do conhecimento, mimetismo do publish or perish), são poucas as pesquisas que alcançam o campo empírico a partir do pesquisador como sujeito. Assim, o artigo objetiva analisar os posicionamentos dos pesquisadores brasileiros que mais têm publicado na área de Administração em relação às políticas de avaliação científica adotadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as estratégias de produção adotadas e os principais desafios enfrentados. Para realizar a análise, as vozes foram lidas enquanto enunciados, conforme entendido pela Filosofia da Linguagem Bakhtiniana (FLB), e analisadas com base na Epistemologia Crítica do Concreto (ECC), que possibilita considerar suas contradições. Assim, cada um dos enunciados foi contraposto ao que é simultaneamente silenciado/não dito, mas que apresenta relação direta com o que é afirmado, compondo, portanto, uma unidade dialética, conforme a ECC e a FLB propõem. Os resultados demonstram que os docentes têm priorizado estratégias individuais e por vezes não ponderam o sentido da pesquisa para além das métricas avaliativas, que se constituem em seus sistemas de referência. Por fim, conhecer como os pesquisadores reagem à avaliação mostrou-se fundamental para questionar o atual modelo de avaliação científica, que impacta diretamente tanto na saúde docente quanto na produção científica do país.

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Biografia do Autor

Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin, Analista de Gestão em Saúde Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR Doutoranda em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná

Analista de Gestão em Saúde

Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR

Doutoranda em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná

Raphael Camargo Penteado, Doutorando em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Estratégia e Análise Organizacional – Universidade Federal do Paraná

José Henrique de Faria, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – UFPR Professor Visitante - UTFPR/PPGA Líder do grupo de pesquisas Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais – EPPEO Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – UFPR
Professor Visitante - UTFPR/PPGA
Líder do grupo de pesquisas Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais – EPPEO
Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Tezza Magnin, L. S. de L., Penteado, R. C., de Faria, J. H., & Wunsch Takahashi, A. R. (2020). Produtivismo na pós-graduação em administração: posicionamentos dos pesquisadores brasileiros, estratégias de produção e desafios enfrentados. Revista Eletrônica De Administração, 26(2), 265–299. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95633

Edição

Seção

Artigos