O contexto universitário enquanto mundo do trabalho segundo docentes negros: diferentes expressões de racismo e como elas acontecem

Autores

  • Isabela Ariane Bujato Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Eloisio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

racismo, trabalho, academia, docentes, negros

Resumo

Levando em consideração a disparidade de negros no espaço acadêmico enquanto mundo do trabalho, este artigo buscou compreender como acontecem os comportamentos racistas e suas diferentes expressões no contexto universitário, considerando a vivência de docentes negros neste espaço. Para tanto, quanto a produção de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de uma universidade pública autodeclarados negros foram realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. Por conseguinte, produziu-se quatro categorias através da metodologia de análise de conteúdo. Diante das análises e resultados, observou-se a incidência das três expressões de racismo: institucional, estrutural e individual. É ressaltado o racismo estrutural como sendo uma expressão sempre presente nos discursos, perpassando todas as outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Ariane Bujato, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de Organizações e Trabalho. 

Eloisio Moulin de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutor em Administração pela University of Leicester (Reino Unido). Professor Associado II de Graduação e Pós-graduação no departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder e coordenador do grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos sobre Poder em Organizações (GEPO).

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Bujato, I. A., & Moulin de Souza, E. (2020). O contexto universitário enquanto mundo do trabalho segundo docentes negros: diferentes expressões de racismo e como elas acontecem. Revista Eletrônica De Administração, 26(1), 210–237. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95038

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)