Estratégias de Aprendizagem em Função da Finalidade para o Aprendizado: Um Estudo com Trabalhadores da Linha de Produção de uma Empresa do Ramo Automotivo

Autores

  • Eduardo Jardim Ushiro Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, SP
  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, SP

Palavras-chave:

Aprendizagem individual, Aprendizagem informal, Estratégias de aprendizagem.

Resumo

O aumento da competitividade tem forçado as organizações a se adaptarem e reinventarem constantemente. Esse contexto implica diretamente em motivos encontrados pelos indivíduos para aprender, como resolver um problema ou executar uma nova tarefa, levando os mesmos a utilizarem diferentes estratégias no processo de aprendizagem. As estratégias podem ter um caráter informal, como pedir ajuda aos colegas, pesquisar material escrito, ou formal, como participar de cursos e programas de qualificação oferecidos pela empresa. Este estudo procura mensurar e compreender quais estratégias de aprendizagem são mais utilizadas de acordo com quatro motivos distintos identificados no local de trabalho. A amostra foi composta por 463 profissionais que atuam na linha de produção de uma empresa do ramo automotivo. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias para se garantir a validade e confiabilidade das medidas, posteriormente, os escores fatoriais foram utilizados nas comparações do uso de cada estratégia de aprendizagem para cada finalidade (testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon). Os resultados demonstraram que as estratégias utilizadas não diferem conforme as quatro finalidades apresentadas. Dentre as estratégias pesquisadas, a mais utilizada é a ajuda interpessoal e as menos utilizadas são a consulta a material escrito e a participação em cursos e programas de treinamento formais oferecidos pela empresa.

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Publicado

2016-06-07

Como Citar

Jardim Ushiro, E., & de Souza Bido, D. (2016). Estratégias de Aprendizagem em Função da Finalidade para o Aprendizado: Um Estudo com Trabalhadores da Linha de Produção de uma Empresa do Ramo Automotivo. Revista Eletrônica De Administração, 22(1), 166–192. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/53644

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