IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD: UM CASO PRÁTICO
Palavras-chave:
Medidas de avaliação, desempenho, balanced scorecard,Resumo
O principal objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação dos primeiros resultados da utilização do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho no Hospital de Caridade de Carazinho. O processo é descrito pela análise das quatro perspectivas do Balanced Scorecard: perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, além da perspectiva da comunidade, adotada pelo Hospital. A avaliação dos resultados tem o objetivo de obter subsídios para sugerir melhorias na condução do processo. Ao final do estudo conclui-se que, embora o período de efetiva implementação tenha sido curto os resultados obtidos ficaram um pouco abaixo das expectativas. A obtenção de resultados não plenamente satisfatórios não deve ser encarada como algo negativo, mas como uma possibilidade de melhorias, servindo de alerta para que a administração desenvolva um maior comprometimento, principalmente na estruturação de mapas estratégicos mais claros e realistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.