GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NAS MAIORES EMPRESAS DO ESTADO DO CEARÁ
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, estratégia empresarial, postura estratégica, tecnologia da informação,Resumo
A sociedade industrial passou por transformações que levaram ao surgimento da sociedade do conhecimento, onde o conhecimento é considerado um ativo de suas organizações. O interesse pelo assunto se deu por este ser um tema emergente e compatível com a realidade atual, assim como com as perspectivas futuras das organizações. A pesquisa tem como objetivo geral verificar a relação entre a existência das práticas da gestão do conhecimento e postura estratégica das maiores empresas do Estado do Ceará. Utilizou-se de pesquisas bibliográfica e de campo, com abordagem descritiva. Como técnica de coleta de dados utilizaram-se a entrevista estruturada através de questionário e a pesquisa eletrônica via Internet, junto aos gestores das empresas. A pesquisa foi realizada em 2002 nas maiores empresas do Estado do Ceará, de acordo com o Balanço Anual da Revista Gazeta Mercantil do ano de 2001. A amostragem foi não probabilística intencional, tendo sido analisadas 37 empresas. A análise dos dados envolveu todas as 37 empresas, as duas que implantaram e as cinco que estão implantando a gestão do conhecimento. Infere-se que o relacionamento entre a gestão do conhecimento e a postura estratégica se dá nas empresas da amostra quando a empresa está a partir da manutenção, passando para o crescimento e desenvolvimento.
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