APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR (PL) EM PLANEJAMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Sebastião Vieira do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande, PB
  • Clodoaldo Bortoluzi Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande, PB

Palavras-chave:

Programação linear, matriz-insumo-produto, planejamento econômico,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levar ao conhecimento dos acadêmicos, principalmente aqueles que fazem planejamento governamental, a importância de uma das técnicas de Pesquisa Operacional conhecida como PL. A PL tem sido muito divulgada nos meios acadêmicos, só que a divulgação é feita com uma abordagem tão complexa em termos de álgebra linear, que se torna até impossível os acadêmicos e empresários obterem um total embasamento do assunto. Com o advento de software, dentre eles o LINDO, a PL hoje, pode ser entendida sem ser necessário um conhecimento profundo de álgebra linear.

Tenta-se neste trabalho divulgar a PL por meio de um exemplo sobre a MATRIZ-INSUMO-PRODUTO de Leontief (Ehrlich, 1982 pg. 266-271,). No Exemplo, Ehrlich construiu o modelo de PL a partir da Matriz-Insumo-Produto, mas não deu a solução dele. Vamos usar o software LINDO para solucionar o modelo, e mostrar por meio do relatório fornecido pelo LINDO, quantas informações importantes podem ser obtidas desse relatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Vieira do Nascimento, S., & Bortoluzi, C. (2013). APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR (PL) EM PLANEJAMENTO ECONÔMICO. Revista Eletrônica De Administração, 10(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42533