SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE NOVOS PRODUTOS: UM CASO DE ENSINO

Autores

  • Abraham Sin Oih Yu Universidade de São Paulo – USP/FEA
  • Alceu Salles Camargo Júnior Universidade de São Paulo – USP
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

novo produto, seleção de portfólio, estratégias tecnológicas e de mercado, programação linear, análise de cluster

Resumo

Forças competitivas, mudanças tecnológicas, bem como exigências e dinâmicas mais segmentadas nos mercados globalizados impuseram revoluções no ambiente empresarial, de maneira que as modernas organizações encaram a gestão de desenvolvimento de novos produtos, atualmente, como uma competência essencial nestes mercados. As organizações não mais investem em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) apenas como obrigação ou como percentagem de seus lucros, mas como elemento estratégico de ganho ou manutenção no mercado. É com a seleção e gestão de portfólio de novos produtos que a organização tem a oportunidade de construir ou corrigir estratégias tecnológicas ou de mercado. Gestão de portfolio é um processo decisório visando selecionar um grupo de projetos de novos produtos que,  dentro de um determinado cenário, constituiria a melhor escolha para a organização, levando em consideração suas estratégias de negócios ou equilíbrio em relação a múltiplos critérios. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma apresentação didática que permita ilustrar o auxílio que ferramentas quantitativas podem representar para a tomada de decisão na seleção de portfólio de novos produtos quando a organização apresenta múltiplas estratégias, tais como tecnológicas e de mercado.  Este caso pode ser usado como apoio no ensino de disciplinas de Estratégia de Gestão de Desenvolvimento de Novos Produtos, em cursos de Administração. Aplicações didáticas de Análise de Cluster, juntamente com Programação Linear (usando a rotina Solver/MS-Excel) foram implementadas para se obter o portfólio de máximo lucro; contudo, também se considera a estratégia de equilíbrio entre os segmentos tecnológicos da organização.  Inicialmente, foi considerado um grupo de 16 projetos de novos produtos, cada um com suas potencialidades tecnológicas e de mercado.  O trabalho apresenta os fundamentos teóricos, bem como as instruções necessárias, para a obtenção do portfólio de projetos, usando os softwares SPSS e MS-Excel.

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Publicado

2013-06-21

Como Citar

Sin Oih Yu, A., Salles Camargo Júnior, A., & Monforte Merlo, E. (2013). SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE NOVOS PRODUTOS: UM CASO DE ENSINO. Revista Eletrônica De Administração, 11(5). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40627