MARKETING DE TURISMO E O ADVENTO DA INTERNET: OS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS TURÍSTICOS NO TERCEIRO MILÊNIO
Palavras-chave:
turismo, marketing de turismo, agências de viagem, internet, canal de comunicaçãoResumo
Devido a um ambiente dinâmico, com mudanças e evoluções nos mais variados contextos, seja econômico, tecnológico ou social, as empresas de serviços turísticos devem acompanhar as tendências e tentar se adaptar para poder aproveitar todas as oportunidades de crescimento. No caso específico dos avanços da Internet, as empresas podem usar esse canal alternativo juntamente com os tradicionais e procurar se beneficiar de suas vantagens. Para o conhecimento das implicações da Internet no setor específico de turismo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com algumas empresas que atuam nesse setor, especificamente agências de viagem da cidade de São Paulo. Tais agências foram selecionadas de acordo com alguns critérios, como, por exemplo, apresentarem as características de dedicação à comercialização de pacotes turísticos, responsabilidade pela organização das viagens de ida e regresso do lugar de residência habitual até um destino determinado e variedade na oferta de serviços com o objetivo de atender amplamente os interesses e necessidades dos consumidores. Entre os relevantes resultados encontrados, observou-se uma diferença de percepções sobre as influências da Internet. Embora esse canal ofereça vantagens para aproximação com o cliente efetivo ou potencial, muitas vezes o papel das empresas operadoras de turismo fica reduzido devido ao contato direto dos clientes, por meio da Internet, com os parceiros do serviço, tais como companhias aéreas e hotéis.Downloads
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Publicado
2013-06-19
Como Citar
Mori Nino, F., & Gouvêa, M. A. (2013). MARKETING DE TURISMO E O ADVENTO DA INTERNET: OS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS TURÍSTICOS NO TERCEIRO MILÊNIO. Revista Eletrônica De Administração, 12(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40571
Edição
Seção
Artigos
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