RELACIONAMENTOS NAS CADEIAS DE SUPRIMENTO DE SUPERMERCADOS
Palavras-chave:
relacionamentos, administração de cadeia de suprimento, cadeia de carne bovina, supermercados, coordenação de suprimentoResumo
Ultimamente, tem sido registrado um aumento nos investimentos diretos no exterior e em fusões, o que se reflete em uma maior concentração de varejo e na formação de cadeias de suprimento globais. Em conseqüência, acordos cooperativos entre produtores e varejistas vêm sendo vistos como uma alternativa interessante às transações do mercado à vista. Este estudo discute como as estratégias dos supermercados transferem padrões para os diferentes agentes envolvidos na produção e processamento de carne. A literatura revisa os relacionamentos dentro das cadeias de suprimento, a economia dos custos de transação e as estratégias dos supermercados. A abordagem empírica utilizada neste estudo baseia-se em métodos qualitativos, com foco em quatro estudos de caso de pequenas e médias cadeias de supermercados no Brasil. Os resultados apresentam grandes implicações políticas e gerenciais para o setor varejista e alimentício e para a pesquisa sobre cadeias de suprimento na América Latina. Também há implicações importantes para os administradores das cadeias de carne bovina em particular e outras cadeias em geral. De uma perspectiva gerencial, os resultados sugerem que investimentos na capacidade de gerenciamento visando novas formas de organização e brandings precisam ser considerados. Padrões privados emergentes estão exigindo a mudança para uma cadeia de suprimento mais integrada, com o propósito de aumentar a confiança na produção e processamento de carne bovina. Os supermercados são os líderes da cadeia nessa mudança.
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