EMPREENDEDORISMO COLETIVO É POSSÍVEL? UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE RELACIONAMENTOS COOPERATIVOS EM REDE
Palavras-chave:
redes, cooperação, supermercados, sustentabilidade, Estratégia interorganizacionalResumo
Na tentativa de encontrar estratégias economicamente sustentáveis, muitas organizações vêm buscando diversas alternativas. Os relacionamentos de parceria ou cooperação buscam melhorar a capacidade das organizações nas suas relações de interdependências, na tentativa de melhorar a eficácia organizacional. Muitos estudos vêm corroborando essa linha de pensamento. A proposição central das teorias expostas é que as organizações inseridas em relacionamentos interorganizacionais, em geral, e em redes, em particular, têm maior probabilidade de conquistarem vantagens competitivas sustentáveis. Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de surgimento das redes na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, sob o prisma dos agentes empreendedores. Para isso, buscou-se descobrir como essas novas formas de organizações surgiram, quais são os fatores que influenciam as empresas a aderirem a esse processo de cooperação, como se estruturam esses relacionamentos horizontais e quais as formas dessa nova estrutura organizacional dissolver. Para esta análise, foram estudadas 3 redes de supermercados, sendo os dados coletados por meio de 28 entrevistas. Os resultados demonstram que para poder competir nesse ambiente, a empresa quase que, necessariamente, tem que entrar em uma rede. O foco de atuação das redes estudadas, apesar de limitado, garante aos seus associados alguns benefícios que eles dificilmente teriam individualmente. Apesar de as redes estudadas não almejarem novos benefícios coletivos, o que gera oportunismo entre os atores, observou-se que a formação das redes constituiu-se em uma excelente alternativa estratégica para a sobrevivência das empresas.
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