UMA AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MAIS RELEVANTES EM PROJETOS DE PATROCÍNIO DE EVENTOS E SUA RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS ALMEJADOS
Palavras-chave:
Patrocínio, Marcas, Marketing, Avaliação de Projetos, EventosResumo
A atividade de patrocínio vem se modificando em todas as partes do mundo e crescendo em termos de volume de investimento. No Brasil observa-se que o patrocínio vem crescendo como ferramenta de marketing de empresas para promover suas marcas. Porém, uma dificuldade está presente na realidade dos profissionais que trabalham com patrocínio em geral: a avaliação dos projetos. Este trabalho identifica em primeiro lugar o rol de características que são consideradas por tomadores de decisão quando da avaliação de projetos de patrocínio de eventos. Posteriormente revela quais são os principais objetivos procurados por esses profissionais com patrocínios. Em terceiro lugar explica como os tomadores de decisão classificam as variáveis dos projetos em função dos objetivos almejados. Por fim, busca identificar como os patrocinadores avaliam tais projetos. Foram levantadas 25 características utilizadas por gerentes de marketing e experts que trabalham na avaliação de projetos de patrocínio. Observa-se que as empresas têm diferentes objetivos para eles, a saber: criar associações de imagem com suas marcas, estreitar relacionamentos com seus stakeholders e aumentar o volume de vendas das marcas patrocinadoras. Para se alcançar os demais objetivos do trabalho foram conduzidos testes estatísticos. A identificação das variáveis mais importantes foi feita a partir de uma escala de 10 pontos. A comparação das médias foi precedida por testes de normalidade e homogeneidade da variância. Conclui-se que a importância das características dos projetos é influenciada pelos diferentes objetivos traçados pelos executivos. Curiosamente a maioria dos entrevistados não dispõe de métodos estruturados para avaliar tais projetos.
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