LIMITES E POSSIBILIDADES DO E-LEARNING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Autores

  • Julia Moreira Kenski Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco – SP / Brasil
  • Janette Brunstein Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil

Palavras-chave:

E-learning. Competências, Desenvolvimento Gerencial, Educação on-line, Educação a distância,

Resumo

O aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais, são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, este artigo pretende contribuir nesse sentido ao propor uma análise que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implantação do programa de e-learning em estudo como com os gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosenberg(2002), Moore e Kearsley (2007), dentre outros. Da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers (1996, 1998), bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg (2000), Le Boterf (2003) e Zarifian (2001). Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades do desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

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Publicado

2013-04-15

Como Citar

Moreira Kenski, J., & Brunstein, J. (2013). LIMITES E POSSIBILIDADES DO E-LEARNING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. Revista Eletrônica De Administração, 16(3), 685–715. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38841

Edição

Seção

Estudos de Caso