O VALOR DA MARCA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ESTUDOS NO BRASIL
Palavras-chave:
valor da marca, conceitos, abordagens de mensuração, estudos no Brasil.Resumo
O valor da marca é um importante construto a ser estudado porque é associado a benefícios-chave tanto para os consumidores quanto para as empresas, de forma que existe um crescente reconhecimento de que as marcas são recursos capazes de melhorar o valor ao acionista. O presente estudo visa verificar os estudos relativos ao valor da marca realizados no Brasil. Para tanto, primeiramente revisa conceitos e construtos existentes. Após, aponta alguns modelos de mensuração e, por fim, realiza um levantamento, dentre algumas das principais publicações brasileiras de administração, sobre os trabalhos realizados atinentes a esse tema. O levantamento dos estudos demonstrou que, nos últimos anos 2007 e principalmente 2006 , ocorreu um crescimento dessas pesquisas, mas ainda há um amplo caminho para esses estudos no Brasil. Muitos estudos são de caráter teórico-conceitual, existindo espaço para avanços em pesquisas de caráter empírico. Crê-se que ainda haja espaço para pesquisas que relacionem o desempenho da marca ao desempenho empresarial, seja lucratividade ou valor ao acionista. Também existe uma carência de estudos que observem concomitantemente a perspectiva de valor dos consumidores e das empresas. Dentre as contribuições que essa pesquisa buscou oferecer destacam-se, além dos conceitos, modelos e estudos levantados, a indicação de futuras pesquisas no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-08
Como Citar
Rovedder de Oliveira, M. O., & Bins Luce, F. (2013). O VALOR DA MARCA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ESTUDOS NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 17(2), 502–529. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38535
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.