O policiamento comunitário como uma prática sociale o gerencialismo na segurança pública: análises de uma unidade operacional da polícia militar

Autores

Palavras-chave:

Estratégia-como-prática, Segurança pública, Polícia comunitária

Resumo

A partir da perspectiva da estratégia como uma prática social e de uma orientação etnometodológica, a questão de pesquisa deste artigo é: como ocorrem as micro práticas de policiamento conduzidas por membros de uma Unidade Operacional da Polícia Militar, em um contexto em que predominam macro práticas da Nova Gestão Pública e Polícia Comunitária? Na pesquisa de campo, foram utilizadas técnicas de pesquisa documental, entrevistas com policiais e observação participante, com notas em caderno de campo de reuniões comunitárias e do atendimento aos moradores por telefone e por aplicativo de mensagens virtuais e emergências policiais. Os resultados mostram que as micro práticas de policiamento comunitário estão imersas em uma tensão entre uma abordagem participativa do policiamento comunitário e macro práticas que privilegiam os instrumentos da administração pública gerencial. Esta pesquisa mostra que a perspectiva da estratégia como uma prática social oferece alternativas para lidar com essas tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Victor de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Estágio Pós-Doutoral em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Ferreira, D. V. de S., & Borges, J. F. (2020). O policiamento comunitário como uma prática sociale o gerencialismo na segurança pública: análises de uma unidade operacional da polícia militar. Revista Eletrônica De Administração, 26(3), 642–672. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/105005