Chamada de artigos: Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais

2021-04-09

Chamada de artigos: Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais

 

Paulo Emílio Matos Martins[1]

Paulo Ricardo Zilio Abdala[2]

Kléver Efraín Naranjo[3]

 

O Pensamento Social está vinculado “às concepções mais gerais que se tem da matéria social, desde os modos de empreender seus conhecimento e normas, conceitos prévios e fronteiras que se põe a esses processos intelectuais, e os pertencimentos ideológicos dos implicados” (HEREDIA, 2010, p. 7). Essas concepções funcionam como chaves de compreensões gerais, grandes eleitores de temas, pressupostos teóricos dos trabalhos e influentes sombras em suas conclusões.

Marini (1994), por sua vez, define Pensamento Social como a reflexão de uma sociedade sobre si mesma, como uma teorização voltada para assegurar uma determinada ordem das coisas a partir de um ponto de vista de classe. Na medida em que o sistema econômico se torna mais complexo e a contraposição de interesse, mais presente, o Pensamento Social torna-se contraditório, propiciando o surgimento de correntes divergentes.

O Pensamento Social também está vinculado aos corpos epistemológicos mais precisos, atinentes a terrenos específicos do conhecimento social e aos discursos através dos quais se manifestam. Inclui ainda trabalhos sobre determinadas materiais sociais ou dos próprios processos intelectuais. Sua amplitude e alcance são determinados pelos temas e objetivos do investigador, que a partir de suas necessidades utiliza e combina os campos e os instrumentos do conhecimento social ao seu alcance. Além disso, incluem não somente a produção acadêmica institucionalizada, mas registros da tradição dos povos originários e conhecimento produzido ao longo do processo histórico.

Seguindo Fernandez Retamar (2006, p. 83), “o pensamento não nasce de outro pensamento, mas de uma realidade concreta”. Mendieta (2008), por sua vez, indica que a produção de conhecimento sempre se vincula a um imaginário espacial que, simultaneamente, expressa seu lócus de enunciação e projeta uma certa imagem do planeta, do espaço global, e da pólis.

A originalidade do Pensamento Social Latino-Americano torna possível valorizar fenômenos e problemas que são comuns na região – e que, com a simples reprodução do arcabouço conceitual tradicional do campo e da reprodução e proposições formuladas em outros contextos e que, portanto, expressam seu lócus de enunciação, não seriam evidenciados. Para Matos Martins (ABDALA, 2019), a apropriação do Pensamento Social para o estudo e a prática da Administração e dos Estudos Organizacionais é uma imposição da necessidade de historicizar e localizar no tempo e espaço social o estudo do campo organizacional, o que conduz ao caminho dos intérpretes do Brasil e da América Latina, os novos e os clássicos.

Essa chamada de artigos se inspira e valoriza o trabalho realizado, desde 1988, no Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (Abras)[4], coordenado por Paulo Emílio Matos Martins, sobre o “espaço-dinâmica organizacional” como “fenômeno histórico, político, econômico e cultural, isto é: como lócus de (re)produção do simbólico sobre o trabalho, seu sítio de ocorrência e sua gestão, tendo como referência teórica o Pensamento Social e os intérpretes do Brasil” (Abras, 2019). Essa chamada também expressa uma parceria colaborativa entre o ABRAS e o grupo de pesquisa Organização e Práxis Libertadora[5] que, desde o início dos anos 2000, também tem atuado sistematicamente na defesa de uma produção de conhecimento socialmente referenciada, baseada no patrimônio cultural e histórico nacional e latino-americano.

             Nesta chamada de artigos, estamos interessados nas apropriações do Pensamento Social Latino-americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais. Nesse sentido, esperamos receber contribuições sobre os temas abaixo, ainda que não exclusivamente:

 

  • Clássicos do Pensamento Social Latino-Americano e suas contribuições para a análise de fenômenos administrativos e/ou organizacionais contemporâneos.
  • Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para avançar na construção do objeto dos Estudos Organizacionais, evitando a reificação da organização e sua subordinação acrítica à gestão.
  • Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para o ensino em Administração e Estudos Organizacionais.
  • Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano para estudar e apoiar processos organizacionais produtivos baseados na cooperação e na solidariedade.
  • Contribuições da tradição crítica de autores e perspectivas do Pensamento Social Latino-Americano, forjadas em lutas anti-imperialistas e processos neo-coloniais, para estudar e contribuir para lutas sociais contemporâneas.
  • Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano para processos organizacionais em defesa de formas de vida em relação com a natureza e contra a opressão, em suas diferentes expressões.
  • Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano em diálogos teóricos com o conhecimento produzido por ativistas em seus processos organizacionais de luta contra as múltiplas formas de opressão.

 

Referências

 

ABDALA, Paulo Ricardo Zilio. Pensamento social brasileiro, estudos organizacionais e a reinvenção do Sertão: uma entrevista com o Prof. Paulo Emílio Matos Martins. RBEO-Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 3 (dez. 2019), p. 698-725, 2019.

ABRAS. Núcleo de Estudos de Administração Brasileira. Histórico. Niterói, 2019. Disponível em:  http://www.nucleoabras.com.br/historico.php. Acesso em 22 jun. 2019.

FERNÁNDEZ RETAMAR, R. Pensamiento de nuestra América: autorreflexiones

y propuestas. Buenos Aires: 2006, Clacso.

Heredia, F. M. .  El ejercicio de pensar. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2010.

Marini, R. M. Introducción: Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: Marini, R. M.; Millán, M. (Coords.). La teoría social latinoamericana: los orígenes. Tomo I. México, D. F.: El Caballito, 1994, p. 17-35.

Mendieta, E. Remapping Latin American studies: Postcolonialism, subaltern studies, post-occidentalism and globalization. In: Moraña, M.; Dussel, E.; Jáuregui, C. A. (Org.), Coloniality at large: Latin America and the postcolonial debate. Durham: Duke University Press, 2008, p. 286-306.

_____________________________

Diretrizes para autores

Poderão ser enviados textos em português, espanhol ou inglês, até o dia 30 de novembro de 2021. Os textos devem ter até quatro (4) autores e seguir as normas de citação e referência da ABNT. As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index.

Todas as submissões devem observar todas as Diretrizes para Autores, disponíveis em: https://seer.ufrgs.br/read/about/submissions#authorGuidelines. Submissões que não obedeçam às Diretrizes serão descartadas.

As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.

As contribuições recebidas nesta chamada de artigos passarão por desk review dos editores e, caso aprovadas, por avaliação duplo-cega por pares. O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo.

Edição estimada de publicação: abril-agosto de 2022.

Maiores informações: ea_read@ufrgs.br.


[1] Universidade Federal Fluminense. Núcleo ABRAS. Correio eletrônico: pemiliom@uol.com.br.

[2] Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de pesquisa Organização e Práxis Libertadora. Correio eletrônico: paulo.abdala@ufrgs.br.

[3] Escuela Politécnica Nacional de Ecuador. Correio eletrônico: klever.naranjo@epn.edu.ec.

[4] http://abrasuff.blogspot.com/

[5] https://www.ufrgs.br/organizacaoepraxislibertadora/