CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E A AGENDA DE PESQUISA NACIONAL

Autores

  • Emanuella Lustosa Bandeira Universidade Federal do Ceará
  • Virginia Carmo Ferreira Universidade de Coimbra
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Conflito trabalho-família. Produção internacional. Modelo quadripolar.

Resumo

O conflito trabalho-família, resultante de demandas de difícil compatibilização, afeta cada vez mais trabalhadores, devido à intensificação dos ritmos de trabalho e ao acúmulo de papeis. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é apresentar a produção científica internacional sobre o conflito trabalho-família por meio da análise dos polos epistemológico, teórico, morfológico e técnico (modelo quadripolar). Trata-se de uma revisão sistemática que faz o levantamento das publicações disponíveis na base de dados Scopus entre 2008 e 2018, totalizando 41 artigos. Os resultados da estatística descritiva e análise de conteúdo indicam que no polo epistemológico é definido um objetivo amplo e robusto, atingido pelo teste de hipóteses; no polo teórico, destacam-se abordagens teóricas sobre o modelo multidimensional, a teoria dos papeis, a teoria da bidirecionalidade e a teoria do enriquecimento; no polo morfológico, identifica-se a abordagem metodológica positivista para mensurar variáveis; no polo técnico, há alinhamento entre estudos de natureza quantitativa, estratégia de pesquisa survey e coleta de dados por meio de questionários. Este estudo sugere a promoção de políticas de trabalho-família em organizações, bem como de políticas públicas que forneçam infraestrutura de suporte às mulheres. Também se propõe uma agenda de pesquisa aos estudos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuella Lustosa Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração e Controladoria (Universidade Federal do Ceará); Mestre em Administração e Controladoria (Universidade Federal do Ceará).

Virginia Carmo Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC); Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do Centro de Estudos Sociais (CES).

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), nos campos dos estudos organizacionais e da gestâo de pessoas.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Lustosa Bandeira, E., Carmo Ferreira, V., & de Aquino Cabral, A. C. (2019). CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E A AGENDA DE PESQUISA NACIONAL. Revista Eletrônica De Administração, 25(1), 49–82. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/87660

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)