ENTRE A OBRIGAÇÃO E O PRAZER DE CRIAR: UMA ANÁLISE PSICODINÂMICA DO PRAZER-SOFRIMENTO NO TRABALHO ARTÍSTICO

Autores

  • Monique Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eloise Helena Livramento Dellagnelo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Trabalho Artístico, Prazer e Sofrimento no Trabalho, Mercantilização da Cultura.

Resumo

Nos debates atuais, o artista tem sido considerado como um possível trabalhador do futuro, um sujeito intrinsecamente motivado. Entretanto, observamos que tal perspectiva de análise concebe a arte e a atividade artística de maneira romantizada, e que tende a mascarar condições reais de tal atividade de trabalho. Diante do exposto, desenvolvemos um estudo com o intuito de compreender e analisar as possíveis relações existentes entre o contexto de trabalho artístico na região da grande Florianópolis, e vivências de prazer-sofrimento dos trabalhadores nele inseridos, tendo em vista o processo de mercantilização da cultura. Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Participaram desta pesquisa, ocorrida entre os meses de setembro a dezembro de 2016, quatro artistas atuantes na região da grande Florianópolis. Após a delimitação dos participantes, realizamos com cada sujeito, três entrevistas semiestruturadas individuais em profundidade e observações de suas rotinas de trabalho. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial temática, proposta por Bardin (2016). Concluímos que o contexto de trabalho artístico, pode possibilitar tanto a vivência de prazer quanto de sofrimento ao artista. Todavia, observamos uma possibilidade de intensificação do sofrimento no trabalho, influenciada pela maior aproximação dos artistas à lógica mercadológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – SC / Brasil.

Eloise Helena Livramento Dellagnelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção e Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – SC / Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Nascimento, M., & Dellagnelo, E. H. L. (2018). ENTRE A OBRIGAÇÃO E O PRAZER DE CRIAR: UMA ANÁLISE PSICODINÂMICA DO PRAZER-SOFRIMENTO NO TRABALHO ARTÍSTICO. Revista Eletrônica De Administração, 24(2), 135–166. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/80531

Edição

Seção

Artigos