CASO RÁPIDO & BARATO: VAMOS ENTREGAR LOGO A ENCOMENDA?

Autores

  • Wanderson F. M. de Oliveira Universidade Potiguar - Natal, RN
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar - Natal. RN
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar - Natal, RN

Palavras-chave:

Gestão de pessoas e comportamento organizacional, Trabalho e capital, Cultura organizacional.

Resumo

Este Caso de Ensino examina o tema da produtividade dos empregados de uma empresa privada de coleta e entrega de encomendas. A partir da constatação do aumento da demanda, dos problemas de desempenho dos empregados e das pressões para a obtenção dos resultados, o gerente de logística reflete sobre o gerenciamento da organização atual e vai externando o assunto em várias áreas da empresa: logística, recursos humanos e financeiros. Nesse processo, vão-se apontando elementos para análise da situação, que se evidencia com o resultado do trabalho de uma empresa de consultoria; como características do contexto, dilemas gerenciais, conflitos entre os interesses dos empregados versus os da empresa e interferências do movimento sindical, dentre outros, e que servem de fonte para um projeto de melhoria da produtividade dos empregados em uma empresa. Este estudo possibilita reflexões sobre o processo de gerenciamento do desempenho, em termos de objetivos: planejamento e implantação de ações de padronização das atividades, seleção de empregados, treinamento, avaliação do desempenho e remuneração variável de acordo com as metas alcançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson F. M. de Oliveira, Universidade Potiguar - Natal, RN

Mestrando em Administração pela Universidade Potiguar/RN. M.B.A em Gestão Estratégica de Negócios pela UNI-Natal. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalha como administrador nos Correios em Natal/RN.

http://lattes.cnpq.br/3511939709684605

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar - Natal. RN

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisas em: empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica de Pessoas.

http://lattes.cnpq.br/9068744455564829

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar - Natal, RN

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas em: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos. Linha de Pesquisa: Estratégia e Competitividade.

http://lattes.cnpq.br/0335900608602053

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

de Oliveira, W. F. M., El-Aouar, W. A., & Leone, R. J. G. (2017). CASO RÁPIDO & BARATO: VAMOS ENTREGAR LOGO A ENCOMENDA?. Revista Eletrônica De Administração, 23, 394–411. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/63509