FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM: O CASO DO PARQUE BETO CARRERO WORLD

Autores

  • Franciane Reinert Lyra Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria José Barbosa de Souza Universidade do Vale do Itajaí
  • Giovana Bueno Universidade do Vale do Itajaí
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Parque Temático, Teoria dos Stakeholders, Caso de Ensino

Resumo

O caso de ensino aborda a questão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em um negócio no setor do turismo, o Parque Beto Carrero World (BCW), localizado no sul do Brasil. É relatado por Alexandra, coordenadora do instituto dessa empresa, que vem realizando ações voltadas para a comunidade local. A coordenadora se pergunta se tais ações correspondem às necessidades reais das partes interessadas (stakeholders), bem como se essas ações estão de acordo com as dimensões de RSE modelos Carroll (1991) e Schwartz e Carroll (2008). O caso usa dados coletados de fontes secundárias (análise de documentos) e de fontes primárias (entrevistas, observação in loco e questionários aplicados a diferentes públicos). O objetivo do caso é aplicar os fundamentos teóricos da CSR para uma situação real vivida pela gestão de uma organização, com base em resultados de uma pesquisa científica. Ele pode ser usado nas disciplinas de Gestão Ambiental, Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa, em cursos de graduação e pós-graduação. Ao abordar os problemas vividos em uma empresa real com um forte impacto económico, este caso oferece aos estudantes a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com a prática empresarial. Além disso, é o tema da RSE que tem sido amplamente estudado e praticado por empresas e que ainda não está presente, na forma de caso, no ensino de administração.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Lyra, F. R., de Souza, M. J. B., Bueno, G., Alberton, A., & Marinho, S. V. (2017). FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM: O CASO DO PARQUE BETO CARRERO WORLD. Revista Eletrônica De Administração, 23(1), 234–251. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/60637