QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Leander Luiz Klein Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS
  • Ricardo Brião Lemos Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Beltrame Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Trabalho, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

 Na área da gestão de pessoas, o estudo da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), por envolver vários aspectos, tem se tornado um fator estratégico importante para melhora da produtividade interna das organizações.  O presente estudo tem como objetivo analisar quais os fatores direcionadores da QVT, com base na percepção de servidores de uma organização pública. A base teórica do artigo se constituiu basicamente por conceitos e modelos sobre a QVT e a apresentação do modelo de Ferreira (2011) que foi tomado como base para o desenvolvimento da pesquisa empírica. O método deste trabalho é uma pesquisa do tipo survey realizado por meio da utilização de um questionário. A população deste estudo são os servidores docentes e técnicos administrativos de uma universidade federal de ensino superior do interior do estado do Rio Grande do Sul. Conseguiu-se 474 questionários respondidos, o que corresponde a um erro amostral de 4,59%. Para a mensuração da opinião dos servidores utilizou-se se uma escala do tipo Likert de cinco pontos. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e estatística multivariada. Como principais resultados pode-se destacar a obtenção de 9 fatores obtidos da análise fatorial exploratória. Para investigar a influência dos fatores encontrados sobre a QVT, realizou-se uma regressão linear múltipla, e verificou-se que os fatores Satisfação no trabalho, Espaço Físico, Oportunidade de crescimento profissional e Relacionamento com os colegas explicam 54,6% do modelo do trabalho. Com a discussão feita sobre os resultados obtidos, conclui-se que o impacto desses fatores não se limita somente a uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, mas também na produtividade deles, no comprometimento deles no trabalho, na saúde do trabalhador e na redução do absenteísmo.

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Biografia do Autor

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria e Professor de Administração na Universidade de Cruz Alta

Ricardo Brião Lemos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria e Técnico Administrativo na UNIPAMPA

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do departamento de Aministração da Universidade Federal de Santa Maria

Gabriela Beltrame, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2017-11-13

Como Citar

Klein, L. L., Lemos, R. B., Pereira, B. A. D., & Beltrame, G. (2017). QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Eletrônica De Administração, 23, 317–344. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59511