ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA ÁREA DE CUSTOS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Palavras-chave:
Ensino de graduação, curso de administração de empresas, ensino de custosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os programas de ensino das disciplinas da área de custos em três cursos de administração de empresas. O estudo, qualitativo e exploratório, envolveu a análise do conteúdo dos planos de ensino das disciplinas e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores e coordenadores. Os resultados mostram a preocupação em tornar o ensino de custos menos operacional, voltando-o para o processo de gestão, indicam que as mudanças no campo dos negócios não impactaram os programas quanto deveriam e reconhecem a importância das técnicas de custeio, embora haja dificuldades em se adequar os conteúdos ensinados às necessidades geradas pelas rápidas modificações no cenário externo. É privilegiado o ensino de custos em empresas industriais em detrimento da área de comércio e serviços. Conclui-se que o estudo forneceu informações que podem gerar reflexões sobre a pertinência, atualidade e adequação dos conteúdos ensinados nesta área em cursos de administração.
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