FLOW NO SERVIÇO PÚBLICO: CONCILIANDO DESAFIOS E CAPACIDADES A PARTIR DE UMA ÓTICA REALISTA

Autores

  • Silvia Generali da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS
  • Cláudio Pinho Mazzilli Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Flow, Serviço Público, Programa de Demissões Voluntárias, Satisfação no Trabalho

Resumo

Este artigo propõe-se a demonstrar que a qualidade de vida no trabalho e a capacidade de atingir o Flow, ou Experiência Máxima, têm relação, entre outros aspectos, com as capacidades de harmonizar os desafios da tarefa com capacidades individuais, perceber os aspectos mais áridos do ambiente organizacional de um modo realista; e encarar limitações pessoais de maneira construtiva.

Com esta finalidade, desenvolveu-se uma pesquisa junto a uma amostra de funcionários públicos estaduais, aos quais foi possibilitada a adesão a um programa de Demissão Voluntária. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997). O conceito de Flow origina-se do trabalho de Mihay Csikszentmihalyi (1197, 1996, 1992, 1991).

Os resultados mostraram que um grupo de pessoas que não aderiu ao Programa de Demissão Voluntária demonstrou uma capacidade notável de evitar o estresse e obter satisfação no trabalho, apesar da estrutura burocrática e mecanicista da organização onde trabalham. Por outro lado, um grupo que optou por aderir ao Programa fez uma auto-análise deficiente e acabou por aceitar desafios que não eram compatíveis com suas capacidades e talentos, com resultados desastrosos para suas vidas pessoais e profissionais. Os resultados confirmam os pressupostos teóricos de Csikszentmihalyi e sugerem a necessidade de reformular os pressupostos dos Programas de Demissões Voluntárias desenvolvidos no Estado até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Generali da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Cláudio Pinho Mazzilli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Generali da Costa, S., & Pinho Mazzilli, C. (2013). FLOW NO SERVIÇO PÚBLICO: CONCILIANDO DESAFIOS E CAPACIDADES A PARTIR DE UMA ÓTICA REALISTA. Revista Eletrônica De Administração, 10(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41945