ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS. ESTUDO DE CASO: EMPRESA LÍDER EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, estratégia competitiva, estrutura organizacional, inovação, internacionalizaçãoResumo
Em uma economia global, onde a tecnologia e os recursos humanos definem os níveis de desenvolvimento econômico, o conhecimento tornou-se o recurso mais importante da competitividade. Ambientes altamente competitivos exigem empresas mais inteligentes, integradas e flexíveis, a fim de fazer frente às contínuas transformações do mundo. A reação das empresas latino-americanas a este desafio deve basear-se no design de estratégias de internacionalização que enfatizem uma estrutura organizacional construída sobre conhecimento e inovação.
O principal objetivo deste trabalho é investigar como a Odebrecht, uma empresa latino-americana, líder em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), implementa uma estratégia de internacionalização bem-sucedida com base na gestão do conhecimento.
Este trabalho foi desenvolvido com o uso da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). A análise da estratégia foi realizada com o Modelo Delta (HAX & WILDE 2001). Os resultados indicam que a Odebrecht constrói sua estratégia, denominada sistema lock-in, com foco em uma estrutura organizacional para inovação.
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