A RELAÇÃO ENTRE O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS NO VAREJO DE AUTO-SERVIÇO E A PRÁTICA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

Autores

  • Fabiano Larentis Escola de Administração - EA/UFRGS
  • Luiz Antonio Slongo Escola de Administração - EA/UFRGS
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul – UCS

Palavras-chave:

ECR, Gerenciamento por Categorias, Marketing de Relacionamento, Varejo, Auto-Serviço.

Resumo

O varejo, notadamente o auto-serviço (especificamente supermercados e hipermercados), vem sofrendo profundas mudanças nos últimos anos no Brasil e no mundo, em busca de maior competitividade e foco nos clientes. Nesse contexto, surge, na década de 90, o ECR (Efficient Consumer Response),  ou Resposta Eficiente ao Consumidor, como um esforço integrado entre fabricantes e varejistas para melhorar os processos e a performance organizacional, propiciando, desta maneira, benefícios ao consumidor final. Neste sentido, o Gerenciamento por Categorias, uma das técnicas que compõe o ECR, torna-se imprescindível ao seu sucesso, já que se refere à habilidade em comercializar, de forma eficiente, produtos e/ou serviços que satisfaçam às expectativas do consumidor. Reconhecendo a importância do Gerenciamento por Categorias para o varejo de auto-serviço, procurou-se, neste trabalho, desenvolver uma abordagem teórica e reflexiva, inserindo na discussão o Marketing de Relacionamento como um de seus pilares teóricos. Isso se deve pelas relações que existem entre o Marketing de Relacionamento e o Gerenciamento por Categorias, uma vez que neste se consideram questões relacionadas a parcerias, confiança, compromisso, cooperação, ganhos conjuntos e visão de longo prazo. Assim, apresentam-se algumas proposições teóricas, as quais levam em consideração dimensões do Marketing de Relacionamento, do Gerenciamento por Categorias e do seu papel no varejo de auto-serviço.

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Publicado

2013-06-19

Como Citar

Larentis, F., Slongo, L. A., & Sperandio Milan, G. (2013). A RELAÇÃO ENTRE O GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS NO VAREJO DE AUTO-SERVIÇO E A PRÁTICA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. Revista Eletrônica De Administração, 12(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40559