GERENCIANDO OS GERENTES: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS
Palavras-chave:
Gerentes, funções, avaliação, desafios, gestão dos gerentes, Recursos HumanosResumo
Este paper apresenta reflexões sobre a gestão do corpo gerencial das organizações e desafios para os profissionais de Recursos Humanos para prover políticas e processos para a gestão desse grupo. São consideradas questões complexas para os profissionais de Recursos Humanos: Como selecionar um gerente? Quem é esse ou essa profissional? Quais as características necessárias a ele? Como determinar suas funções? Como conceber um programa de desenvolvimento gerencial? Como avaliar o seu trabalho? Como lidar com as suas reivindicações e reclamações? Como lidar com as suas contradições profissionais vivenciadas? Para apresentar um caminho para responder a essas questões, buscou-se dados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com 61 gerentes de médias e grandes empresas da área de telecomunicações e informática localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil, que representam 5,4% do setor de serviços brasileiro, com 6,3% do pessoal ocupado no setor (IBGE-PAS, 2002). Trata-se de segmentos da economia em constantes inovações tecnológicas e gerenciais trazendo conseqüências relevantes para as empresas da atualidade. Nesse sentido, os resultados encontrados traduzem claramente a relação entre o contexto de mudanças e o trabalho gerencial. Os gerentes têm sido pressionados a apresentarem resultados e não apenas a atingirem metas, mas supera-las. Para isso, eles necessitam de uma sensível capacidade de adaptação e de relacionamento interpessoal para conseguirem gerir sua equipe e colaborar rumo aos objetivos da empresa. Notou-se que os gerentes precisam investir em seu auto-desenvolvimento e manterem-se constantemente atualizados, já que o conhecimento passou a ser fundamental para o exercício da função gerencial. Por fim, observa-se que esses profissionais têm um papel importante na gestão das pessoas nas organizações e são responsáveis pelo bom funcionamento da mesma, sendo assim, deveriam se constituir em uma estratégia específica nas políticas e práticas de gestão de Recursos Humanos.
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