A SEMÂNTICA DO RESULTADO: UMA ANÁLISE DE TERMOS ASSOCIADOS AO LUCRO E AO PREJUÍZO EM COMPANHIAS ABERTAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Semântica, Resultado, Narrativa, Fatores Internos, Fatores ExternosResumo
Relatar resultados positivos ou lucro, como sinônimo do sucesso da gestão de uma empresa é algo muito mais atrativo do que o relato de resultados negativos ou prejuízo. Nessa perspectiva o processo de comunicação em contabilidade focaria nas boas notícias e relegaria as más notícias. No entanto, em se tratando de geração e manutenção de confiança entre interlocutores, a omissão ou explicação deficiente, para o usuário, de razões e circunstâncias determinantes do resultado negativo, remete para o enfraquecimento da sintonia do canal de comunicação, redundando em agravamento da assimetria informacional. O objetivo deste trabalho é analisar categorias explicativas para a ocorrência de prejuízos e lucros presentes em Relatórios de Administração de companhias abertas industriais brasileiras. A partir dos dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), cataloga-se empresas industriais com 4 (quatro) exercícios financeiros publicados, referentes aos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004. Foram analisadas 820 demonstrações e relatórios da administração de 205 empresas. Os resultados demonstram que a narrativa “fatores internos” prepondera nos relatórios da administração quando o resultado é positivo, quando o resultado é negativo a narrativa “fatores externos” tem a maior freqüência absoluta. Os resultados encontrados, nesta pesquisa, vão ao encontro da literatura estudada. As empresas que obtiveram lucros procuram explicar estes resultados a partir de razões internas, premiando assim as suas ações. Por outro lado, quando os resultados são negativos, as causas são estabelecidas em fatores externos, justificando o seu “pouco” controle no gerenciamento de fatores externos.
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