CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO PAÍS: RELAÇÕES DE NEGÓCIOS COM EMPRESAS ESTRANGEIRAS NAS ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO
Palavras-chave:
economias em transição, redes de relacionamento, tipos de laços, desenvolvimento institucional, características das firmasResumo
TEXTO (PDF) EM INGLÊS
A composição das redes internacionais de negócios das firmas tem sido estudada na pesquisa recente, mas raramente sujeitas a testes empíricos em economias em transição. Neste estudo, testamos hipóteses relacionadas à composição dos relacionamentos internacionais de negócios das firmas. Primeiramente, sugerimos que as características das firmas são importantes para a construção de uma rede de relacionamentos com empresas estrangeiras. Então, consideramos o efeito moderador do grau de desenvolvimento institucional do país de origem para aferir até que ponto as redes de relacionamento internacionais em economias em transição são afetadas pelo grau de desenvolvimento institucional. Realizamos um conjunto de regressões logísticas para investigar a composição das redes de relacionamento usando dados ao nível da firma em 24 economias em transição da Europa de Leste. Os resultados indicam que o porte da empresa e a filiação em associações comerciais são bons previsores de relacionamentos internacionais de negócios – especificamente, relacionamentos com investidores, clientes e fornecedores estrangeiros – e também com a diversidade de relacionamentos estrangeiros. O grau de desenvolvimento institucional de desenvolvimento do país altera quais as características da empresa que importam na formação de redes de relacionamento. Concluímos o trabalho com uma discussão geral dos resultados, implicações para teoria e prática, assim como, um conjunto de questões para pesquisas futuras.
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