Organização do serviço de telecuidado farmacêutico como estratégia de combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Telessaúde, Cuidado Farmacêutico, COVID-19, Asma, Telecuidado, Estratégia emergente.Resumo
O Telecuidado Farmacêutico consiste na prestação de serviços farmacêuticos clínicos de forma remota, através da utilização de tecnologias de informação e telecomunicações, tendo o potencial de melhorar resultados em saúde e reduzir os problemas relacionados ao uso de medicamentos. As vantagens adicionais da telefarmácia incluem o custo-benefício, possibilitando o acesso ao serviço de acompanhamento farmacêutico e a possibilidade de atingir pessoas em localidades remotas e em condições de saúde que limitam a mobilidade. Considerando esse novo paradigma de oferta de serviços farmacêuticos, bem como o atual quadro pandêmico causado pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19), em 5 de maio de 2020 foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, um programa de implantação do Cuidado Farmacêutico, CUIDAR +, e o primeiro serviço: Telecuidado Farmacêutico. O objetivo deste estudo é apresentar como o serviço de Telecuidado Farmacêutico foi estruturado e ofertado no combate à COVID-19 como uma estratégia emergente. O serviço foi desenvolvido a partir da avaliação das necessidades em saúde dos usuários da Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre e definido por meio de modelagem de serviços. Foi organizado para acompanhar os pacientes com doenças respiratórias crônicas, orientando em relação ao uso correto dos medicamentos, otimizando a adesão ao tratamento e orientando em relação às dúvidas relacionadas à COVID-19.
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