Relato integrado: evidenciação de riscos relacionais pelas empresas participantes do projeto piloto no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Riscos Relacionais. Relato Integrado. Relações Interorganizacionais.

Resumo

O Relato Integrado deve prover uma visão da qualidade das relações que a organização mantém com as partes interessadas e evidenciar os riscos que afetam a capacidade de gerar valor no curto, médio e longo prazo. Assim, este estudo tem o objetivo de investigar como os riscos relacionais são evidenciados pelas empresas participantes do projeto piloto no Brasil. Realizou-se análise de conteúdo dos RIs de 11 empresas participantes do projeto piloto. Os resultados evidenciam que apesar dos riscos relacionais possuírem representatividade na relação entre organizações, estes são divulgados de forma não padronizada, implícita e dispersa ao longo dos documentos. Ao classificar os riscos evidenciados nas categorias de riscos relacionais, observou-se predominância da evidenciação de riscos de potencial conflito e de não aprendizagem. Por outro lado, o risco de invasão não foi divulgado por nenhuma empresa. Para atender ao propósito do Relato Integrado, as organizações devem torná-lo mais compreensível quanto a riscos relacionais e formas de mitigá-los. Uma orientação por parte do International Integrated Reporting Council quanto à evidenciação de riscos relacionais pode melhorar a padronização das informações divulgadas e o poder informativo do Relato Integrado para os usuários externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tramontin Castanha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Rodrigo Rengel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Amanda Manes Koch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e na pós-graduação pelo Programa de pós-graduação em Contabilidade e pelo Programa de pós-graduação em Controle de Gestão.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Tramontin Castanha, E., Rengel, R., Manes Koch, A., & Gasparetto, V. (2021). Relato integrado: evidenciação de riscos relacionais pelas empresas participantes do projeto piloto no Brasil. Revista Eletrônica De Administração, 27(3), 806–834. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/107769