Desvelando o prosumption: o produtor-consumidor, as plataformas digitais e o movimento do capital

Autores

Palavras-chave:

Prosumption. Produtor-consumidor. Economia Política. Acumulação Capitalista.

Resumo

No curso do desenvolvimento das relações de produção capitalista, o avanço tecnológico tem engendrado diferentes modos viver e produzir. Com as recentes transformações, pesquisas científicas no campo da Administração têm dado destaque sobre os modos como o consumidor tem se envolvido nas relações de produção, seja participando diretamente na coprodução dos produtos e serviços que consome, seja produzindo conteúdos criativos ou dados passíveis de serem aproveitados em prol da lucratividade de determinada empresa. Neste contexto, emergem as discussões sobre o prosumption, tratado como a união da atividade de consumo com a atividade de produção. A discussão sobre o prosumption se torna ainda mais complexa quando se leva em conta o recente movimento de expansão do comércio e da socialização mediados por plataformas digitais. Buscando ir além dos estudos predecessores que trataram do tema, analisamos o prosumption com base na teoria do valor, amparados na crítica da economia política marxiana. Expomos, assim, como as atividades do consumidor-produtor se integram à dinâmica da acumulação capitalista. Perscrutar o fenômeno prosumption nos permitiu apreender tanto o avanço do capital sobre a mercantilização das relações sociais, no qual atividades geradoras de forças naturais-sociais são transformadas em mercadorias e inseridas em processos de troca; quanto o maior potencial de exploração da classe trabalhadora, por meio da transferência de trabalhos necessários à produção e realização do valor ao consumidor.

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Biografia do Autor

Deise Luiza da Silva Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela UFRGS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas

Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/UFMG

Editora da Revista Brasileira de Estudos Organizacionais

Coordenadora do NEC-TraMa

David Silva Franco, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela UFMG

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais, Departamento de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Pesquisador do NEC-TraMa

Jéssica Alves Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Administração pela UFMG

Pesquisadora do NEC-TraMa

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Ferraz, D. L. da S., Franco, D. S., & Maciel, J. A. (2021). Desvelando o prosumption: o produtor-consumidor, as plataformas digitais e o movimento do capital. Revista Eletrônica De Administração, 27(2), 519–546. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/106450

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