https://seer.ufrgs.br/index.php/read/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Revista Eletrônica de Administração: Anúncios 2024-02-09T15:16:11-03:00 Open Journal Systems <p>A REAd - Revista Eletrônica de Administração, criada em 1995 e publicada pela <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/management/settings/context//public/journals/110/docs/REGIMENTO-EA.pdf" target="_blank" rel="noopener">Escola de Administração</a> da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. A REAd é classificada como A3 na CAPES, e está na <a href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&amp;pid=1413-2311&amp;lng=en&amp;nrm=iso" target="blank">Coleção SciELO</a> e na Redalyc.org. É uma publicação quadrimestral. Além dos três números anuais, podem ser publicadas edições temáticas especiais.</p> <p>A REAd<em> </em>publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso).</p> https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1824 Dossiê - ESCRAVIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA E TRABALHO 2024-02-09T15:16:11-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p><strong>ESCRAVIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA E TRABALHO</strong></p> <p><strong>ESCLAVITUD CONTEMPORÂNEA E TRABAJO</strong></p> <p><strong>CONTEMPORARY SLAVERY AND LABOR</strong></p> <p> </p> <p><strong>EMENTA</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">O 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelece como uma de suas metas: "8.7 - Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas" (IPEA, 2019). No entanto, segundo o Global Slavery Index (2023), mais de cinco milhões de pessoas nas Américas estão submetidas a formas de escravização, sendo, em sua maioria, trabalhos forçados. No Brasil, as denúncias de trabalho pautado em escravização cresceram em 61% no último ano. Em 2023, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram resgatados 1.443 trabalhadores nesta situação, só no Brasil. O processo histórico colonial e escravagista da América Latina cria atores de veto que ainda impactam a construção das instituições, das relações de trabalho, da forma como a sociedade se estrutura e na profunda desigualdade social. Somado a isso, os significados do consumo constantemente retrabalhados em uma sociedade capitalista e submissa ao capital estrangeiro em uma economia globalizada, somam fraquezas para o trabalho, tendo em vistas os lucros exorbitantes pautados na extração da mais-valia, na precarização do trabalho, na regulamentação e fiscalização construídas para atenderem interesses hegemônicos (Batinga; Saraiva; Pinto, 2020). Como nos mostra Cook (2003) a escravização no continente americano não aparece na história da gestão, sendo assim não são comumente evidenciadas na literatura da gestão a relação da escravização com o capitalismo, com as plantações e com as indústrias. Assim como não são examinadas as marcas do trabalho escravizado nas práticas de gestão (Cook, 2003). A escassez de estudos sobre o tema no campo da gestão também é ressaltada por Crane (2013) que em seu texto realça como as condições macro institucionais permitem que a prática floresça em meio à ilegalidade. A existência do trabalho escravizado até os dias atuais evidencia uma contradição da contemporaneidade, pois frente à tecnologia e aos direitos humanos ainda encontramos pessoas em condições desumanas de trabalho (Girardi; Mello-Théry; Théry; Hato, 2014). No atual contexto das relações de trabalho escravizado, ficam destacadas também as relações de subalternidade, a hierarquização do espaço e a manutenção da colonialidade (Dornela; Oliveira, 2021). Nesse sentido, ao propor este dossiê, temos como objetivo agrupar pesquisas que contribuam substancialmente para a compreensão sobre formas de escravização contemporânea no trabalho, forjadas a partir de ferramentas de gestão, bem como, estudos que contribuam para a compreensão do processo histórico, do impacto do Estado e das políticas públicas (ou de sua ausência) no atual cenário latino-americano, assim como os imperativos da sociedade: as relações entre formas de escravização no trabalho e o consumo, a ostentação e o capital. De forma mais organizadas, convidamos os pesquisadores a encaminharem trabalhos que tenham investigado os seguintes temas: a) Reforma trabalhista, terceirização, quarteirização, precarização, uberização do trabalho em uma perspectiva analítica sobre esses aspectos se relacionam com a naturalização da escravização b) A escravização contemporânea e a gestão; c) Legislações, políticas públicas, redes, outros mecanismos e instrumentos para conscientização e erradicação deste problema; d) Interseccionalidade e escravização contemporânea: raça, gênero e classe social; e) A sociedade de consumo, com especial ênfase a escravização em trabalhos nos setores eletrônicos, de tecnologia digital, indústria têxtil e da moda; f) A escravização na zona rural; h) América Latina e seu passado colonial e resquícios da colonialidade; i) Direitos humanos j) Demais temas afins ao dossiê, desde que tenham interface com as organizações, as relações de trabalho e a gestão. Em relação ao marco teórico e teorias norteadoras, esperamos trabalhos que contemplem perspectivas marxista, pós-marxista, pós-modernistas, pós-estruturalistas, pós-coloniais e/ou decoloniais, Quanto aos procedimentos metodológicos, os trabalhos podem ser de natureza teórica ou aplicada, com ênfase em textos críticos, reflexivos, na abordagem qualitativa, quantitativa ou quali-quanti. Porém, os estudos teóricos devem trazer um olhar inédito em relação às produções anteriores, com contribuições claras para o desenvolvimento acadêmico futuro. Adicionalmente, são bem-vindos estudos que tragam implicações práticas que possam contribuir para o cumprimento das metas do 8º ODS.</span></p> <p> </p> <p><strong>REFERÊNCIAS</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">BATINGA, G., SARAIVA, L., PINTO, M. Representações do trabalho escravo na contemporaneidade: disputas semânticas, memórias e silenciamentos. </span><strong>REAd.</strong><span style="font-weight: 400;"> Revista Eletrônica de Administração, n. 26, v. 2, p. 330-351, 2020.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">COOK, Bill. The denial of slavery in Management Studies. </span><strong>Journal of Management Studies</strong><span style="font-weight: 400;">, v. 40, n. 8, p. 1895-1918, 2003.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">CRANE, A. (2013). Modern slavery as a management practice: exploring the conditions and capabilities for human exploitation. </span><strong>Academy of Management Review</strong><span style="font-weight: 400;">, 38(1), 53.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">DORNELA, F.; OLIVEIRA, C. Narrativas de trabalhadoras rurais: a construção da subalternidade, os espaços hierarquizados e a dominação colonial. </span><strong>Organização &amp; Sociedade</strong><span style="font-weight: 400;">, p. 442-165, 2021.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">GIRARDI, E.; MELLO-THÉRY, N.; THÉRY, H.; HATO, J. Mapeamento do trabalho escravo contemporâneo no Brasil: dinâmicas recentes. </span><strong>Revista Brasileira de Geografia Econômica</strong><span style="font-weight: 400;">, ano 2, n. 4, 2014</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Global Slavery Index. </span><strong>As Américas</strong><span style="font-weight: 400;">. Disponível em: https://www.walkfree.org/global-slavery-index/findings/regional-findings/americas/. Acesso em 22 de jan. de 2024.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">IPEA. </span><strong>Objetivos do Desenvolvimento Sustentável</strong><span style="font-weight: 400;">. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods8.html. Acesso em: 22 de jan. de 2024.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). </span><strong>Painel de informações e estatísticas da inspeção do trabalho no Brasil</strong><span style="font-weight: 400;">. Disponível em: https://sit.trabalho.gov.br/radar/. Acesso em: 22 de jan. de 2024. </span></p> <p><strong>AUTORES</strong></p> <p><strong>Cíntia Rodrigues de Oliveira – Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil) </strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP). Bolsista Produtividade</span> <span style="font-weight: 400;">CNPq Nível II. Visiting Fellow na Faculty of Business and Law da Open University, Milton</span> <span style="font-weight: 400;">Keynes, UK. Pós-doutorado em Administração na FGV/EAESP. Professora Associada da Faculdade de Gestão e Negócios (UFU) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Líder do Grupo de Estudos em Culturas, Organizações e Sociedade. </span></p> <p><strong>Dawn Alexis Duke - University of Tennessee (UTK/ USA)</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Professora Titular de Português e Espanhol. Lindsay Young Professor of the Humanities. Ex-Diretora de Estudos Africanos e Africano-Americanos. Afiliada ao Programa de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos. Completou a pós-graduação na UNICAMP, na Universidade da Guiana e na Universidade de Pittsburgh. Autora de </span><em><span style="font-weight: 400;">Literary Passion Ideological Commitment </span></em><span style="font-weight: 400;">(2008) e </span><em><span style="font-weight: 400;">Mayaya Rising</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2023). Publica artigos em inglês, espanhol e português.</span></p> <p><strong>Georgiana Luna Batinga - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Brasil)</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DAGEE/UTFPR), campus Curitiba. Cursa pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (UFPR). Concluiu outro estágio pós-doutoral, é Doutora, Mestre e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisou em sua tese sobre escravização contemporânea e trabalho.</span></p> <p><strong>Gustavo Tomaz de Almeida – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Brasil)</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Doutor e Mestre em Administração. Em 2021 recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional de Teses. É Professor Adjunto e Bolsista de Produtividade em Pesquisa na Faculdade de Políticas Públicas da UEMG. É professor permanente na linha de pesquisa Violência, Crime e Controle Social do mestrado em Segurança Pública e Cidadania, editor-chefe da Revista Perspectivas em Políticas Públicas e líder do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas.</span></p> <p><strong>SUMMARY</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">The 8th Sustainable Development Goal (SDG) of the 2030 Agenda establishes as one of its aims: "8.7 - Take immediate and effective measures to eradicate forced labor, end modern slavery and human trafficking, and ensure the prohibition and elimination of the worst forms of child labor, including the recruitment and use of child soldiers, and by 2025 end child labor in all its forms" (IPEA, 2019). However, according to the Global Slavery Index (2023), more than five million people in the Americas are subjected to forms of slavery, the majority of which are forced labor. In Brazil, reports of slavery-based work grew by 61% last year. In 2023, according to the Ministry of Labor and Employment (MTE), 1,443 workers were rescued from this situation, in Brazil alone. The historical, colonial, and enslavement process in Latin America creates veto actors that still impact the construction of institutions, work relations, the way society is structured, and profound social inequality. Added to this, the meanings of consumption constantly reworked in a capitalist society and submissive to foreign capital in a globalized economy, add weaknesses to work, given the exorbitant profits based on the extraction of surplus value, the precariousness of work, and the regulation and supervision built to serve hegemonic interests (Batinga; Saraiva; Pinto, 2020). As Cook (2003) shows us, the Americas slavery does not appear in the history of management in our hemisphere, and the relationship between slavery and capitalism, plantations and industries are not commonly highlighted in management literature. Similarly, marks of slave labor are not evident in management practices (Cook, 2003). The scarcity of studies on the topic in the field of management is also emphasized by Crane (2013) who, in his text, shows how macro institutional conditions allow the practice to flourish amid illegality. The existence of slave labor to this day reveals a contradiction of contemporary times as, in terms of of technology and human rights, we still find people subjected to inhumane working conditions (Girardi; Mello-Théry; Théry; Hato, 2014). In the current context of enslaved labor relations, relations of subalternity, the hierarchization of space and the maintenance of coloniality are also evident (Dornela; Oliveira, 2021). In this sense, by proposing this dossier, we aim to group research that contributes substantially to the understanding of forms of contemporary slavery at work, forged from management tools, as well as studies that contribute to the understanding of the historical process, the impact of the State and public policies (or their absence) in the current Latin American scenario, as well as the imperatives of society: the relationships between forms of slavery at work and consumption, ostentation and capital. In a more organized way, we invite researchers to submit works that have investigated the following topics: a) Labor reform, outsourcing, quartering, precariousness, uberization of work in an analytical perspective on these aspects related to the naturalization of slavery b) Slavery contemporary and management; c) Legislation, public policies, networks, other mechanisms and instruments to raise awareness and eradicate this problem; d) Intersectionality and contemporary slavery: race, gender and social class; e) The consumer society, with special emphasis on slavery in jobs in the electronics, digital technology, textile and fashion industries; f) Slavery in rural areas; h) Latin America and its colonial past and remnants of coloniality; i) Human rights j) Other topics related to the dossier, as long as they interface with organizations, labor relations and management. In relation to the theoretical framework and guiding theories, we expect works that include Marxist, post-Marxist, post-modernist, post-structuralist, post-colonial and/or decolonial perspectives. As for methodological procedures, the works can be of a theoretical or applied nature, with an emphasis on critical, reflective texts, with a qualitative, quantitative or quali-quanti approach. However, theoretical studies must bring an unprecedented perspective in relation to previous productions, with clear contributions to future academic development. Additionally, studies that propose concrete endeavors that can contribute to achieving the goals of the 8th SDG are welcome.</span></p> <p> </p> <p><strong>REFERENCES</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Batinga, G., Saraiva, L., Pinto, M. (2020) Representações do trabalho escravo na contemporaneidade: disputas semânticas, memórias e silenciamentos</span><em><span style="font-weight: 400;">. REAd</span></em><strong>.</strong><span style="font-weight: 400;"> Revista Eletrônica de Administração, n. 26, v. 2, p. 330-351.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Cook, Bill. (2003) The denial of slavery in Management Studies. </span><em><span style="font-weight: 400;">Journal of Management Studies</span></em><span style="font-weight: 400;">, v. 40, n. 8, p. 1895-1918.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Crane, A. (2013). Modern slavery as a management practice: exploring the conditions and capabilities for human exploitation. </span><em><span style="font-weight: 400;">Academy of Management Review</span></em><span style="font-weight: 400;">, 38(1), 53.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dornela, F.; Oliveira, C. (2021). Narrativas de trabalhadoras rurais: a construção da subalternidade, os espaços hierarquizados e a dominação colonial. </span><em><span style="font-weight: 400;">Organização &amp; Sociedade</span></em><span style="font-weight: 400;">, p. 442-165.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Girardi, E.; Mello-Théry, N.; Théry, H.; Hato, J. (2014). Mapeamento do trabalho escravo contemporâneo no Brasil: dinâmicas recentes. </span><em><span style="font-weight: 400;">Revista Brasileira de Geografia Econômica</span></em><span style="font-weight: 400;">, ano 2, n. 4, 2014</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Global Slavery Index (2023). </span><em><span style="font-weight: 400;">As Américas</span></em><span style="font-weight: 400;">. Disponível em: https://www.walkfree.org/global-slavery-index/findings/regional-findings/americas/. Acesso em 22 de jan. de 2024.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">IPEA (2019). </span><em><span style="font-weight: 400;">Objetivos do Desenvolvimento Sustentável</span></em><span style="font-weight: 400;">. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods8.html. Acesso em: 22 de jan. de 2024.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Ministério do Trabalho e Emprego - MTE (2010). </span><em><span style="font-weight: 400;">Painel de informações e estatísticas da inspeção do trabalho no Brasil.</span></em><span style="font-weight: 400;"> Disponível em: https://sit.trabalho.gov.br/radar/. Acesso em: 22 de jan. de 2024. </span></p> <p> </p> 2024-02-09T15:16:11-03:00 https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1798 CHAMADA DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO - 2024/2025 2023-12-18T15:11:31-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p><span style="font-weight: 400;">EDITAL 01/2023</span></p> <p><strong>CHAMADA DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO - 2024/2025</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">REAd - Revista Eletrônica de Administração</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"> </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A REAd - Revista Eletrônica de Administração,publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1995, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. A REAd, classificada como A3 na CAPES, está na Coleção SciELO e possui publicação quadrimestral. A revista publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso). A revista publica três números anuais, que podem incluir edições temáticas especiais. A presente chamada de propostas de dossiê temático visa subsidiar tais edições.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo e por pares. Os avaliadores são professores doutores de diversas instituições. As submissões podem ser em português, espanhol ou inglês. O trabalho deve observar </span><span style="font-weight: 400;">as normas de formatação</span><span style="font-weight: 400;"> utilizadas pela revista e os parâmetros estabelecidos nas </span><span style="font-weight: 400;">Diretrizes para Autores</span><span style="font-weight: 400;">.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Objetivo da chamada</span><span style="font-weight: 400;">: Convocar professoras(es) e pesquisadoras(es) das mais diferentes áreas do conhecimento que tenham interface com temáticas da Administração, para a proposição de dossiês temáticos para edições 2024 e 2025.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Cronograma</span><span style="font-weight: 400;">:</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Lançamento da Chamada: 18/12/2023</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Data-limite para a submissão de propostas: </span><strong>25/01/2024</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Divulgação dos resultados: 02/02/2024</span></p> <p><strong>Serão aceitas propostas de doutoras(es) que tenham vínculo com instituições de ensino superior em âmbito nacional e/ou internacional.</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Restringe-se o número máximo de quatro (4) professores/pesquisadores por dossiê, preferencialmente sediados em estados e/ou países distintos.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A proposta deverá ser composta da seguinte forma</span><span style="font-weight: 400;">:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Título do dossiê (português, espanhol e inglês).</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Nome, instituição e mini currículo dos proponentes (máximo 5 linhas cada). </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Ementa para chamada pública de artigos sobre a temática contendo: apresentação, contextualização, justificativa, embasamento teórico e relação de subtemas possíveis (máximo 800 palavras).</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Relação de referências que devem estar de acordo com as normas da ABNT.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">O documento deverá estar em formato word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas. </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">O texto da ementa deve ser redigido em português e inglês.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Os dossiês não poderão conter mais de seis (6) artigos, sendo o restante do número da revista composto por estudos selecionados a partir do fluxo contínuo. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Os/as organizadores/as dos dossiês serão responsáveis pela seleção prévia de escopo, pelo envio a pareceristas e pelo acompanhamento do processo de avaliação dos artigos submetidos ao dossiê. Neste sentido, tal seleção deve contemplar critérios de diversidade regional, institucional e de gênero. Serão fornecidos acessos ao sistema OJS da revista para a gestão dos artigos.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">As propostas devem ser </span><strong>enviadas</strong><span style="font-weight: 400;"> para o e-mail &lt;ea_read@ufrgs.br&gt;, com cópia para &lt;julice.salvagni@ufrgs.br&gt;, até a data estipulada no cronograma deste edital. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Serão selecionadas pelos Editores da REAd até três </span><strong>(3) propostas</strong><span style="font-weight: 400;"> a serem publicadas ao longo dos anos de 2024 e 2025. A ordem de publicação das propostas selecionadas será definida pelos/as Editores/as e, em caso de não aceitação pelo(s) proponente(s), poderá ser excluída da seleção.</span></p> <p><strong>Proposta 1</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dossiê aprovado para o v. 30, n.3 (setembro-dezembro, 2024).</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Período para submissão de artigos: até 10/06/2024</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Publicação: Dezembro de 2024</span></p> <p><strong>Proposta 2</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dossiê aprovado para o v. 31, n.1 (janeiro-abril, 2025).</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Período para submissão de artigos: até 10/09/2024</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Publicação: Abril de 2025</span></p> <p><strong>Proposta 3</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dossiê aprovado para o v. 31, n.2 (maio-agosto, 2025).</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Período para submissão de artigos: até 10/12/2024</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Publicação: Agosto de 2025</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A apresentação do Dossiê é de responsabilidade dos organizadores, devendo ser estruturada como artigo. Este deve discorrer sobre o tema, as questões teóricas e empíricas associadas ao recorte proposto, além de apresentar os artigos selecionados.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dúvidas e eventuais pontos não definidos neste edital ser avaliados e dirimidos pelo corpo editorial da REAd.</span></p> <p> </p> <p><span style="font-weight: 400;">Cláudia Viviane Viegas (Editora-chefe)</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Lisiane Quadrado Closs (Editora associada)</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Julice Salvagni (Editora associada)</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Henrique Pinto Ramos (Editor associado)</span></p> 2023-12-18T15:11:31-03:00 https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1455 Convocatoria de artículos: Contribuciones del Pensamiento Social Latino-Americano para la producción de conocimiento, la práctica y enseñanza en Administración y Estudios Organizacionales 2021-09-29T11:54:57-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p><strong>Convocatoria de artículos: Contribuciones del Pensamiento Social Latino-Americano para la producción de conocimiento, la práctica y enseñanza en Administración y Estudios Organizacionales</strong></p><p>Paulo Emílio Matos Martins<br />Paulo Ricardo Zilio Abdala<br />Kléver Efraín Naranjo</p><p><br />El Pensamiento Social está vinculado “a las concepciones más generales que se tiene de la materia social, desde los modos de emprender sus conocimientos y normas, conceptos previos y fronteras que se ponen a esos procesos intelectuales, y las pertenencias ideológicas de los implicados” (HEREDIA, 2010, p.7). Esas concepciones funcionan como claves de comprensión generales, grandes electores de temas, presupuestos teóricos de los trabajos y sombras influyentes en sus conclusiones.<br />Marini (1994), a su vez, define el Pensamiento Social como la reflexión de una sociedad sobre sí misma, como una teorización dirigida a asegurar un determinado orden de las cosas desde un punto de vista de clase. En la medida en que el sistema económico se hace más complejo y la contraposición de intereses más presente, el Pensamiento Social se vuelve contradictorio, propiciando el surgimiento de corrientes divergentes.<br />El Pensamiento Social también está vinculado a los cuerpos epistemológicos más precisos, concernientes a terrenos específicos del conocimiento social y a los discursos a través de los cuales se manifiestan. Incluye también trabajos sobre determinados temas sociales o de los propios procesos intelectuales. Su amplitud y alcance son determinados por los temas y objetivos del investigador, que a partir de sus necesidades utiliza y combina los campos e instrumentos del conocimiento social a su alcance. Además, incluye no solo la producción académica institucionalizada, sino también los registros de la tradición de los pueblos originarios y el conocimiento producido a lo largo de su proceso histórico.<br />Siguiendo a Fernández Retamar (2006, p. 83), “el pensamiento no nace de otro pensamiento, sino de una realidad concreta”. Mendieta (2008), a su vez, señala que la producción de conocimiento siempre se vincula a un imaginario espacial que, simultáneamente, expresa su locus de enunciación y proyecta una cierta imagen del planeta, del espacio global y de la polis.<br />La originalidad del Pensamiento Social Latinoamericano hace posible valorar fenómenos y problemas que son comunes en la región y que, con la simple reproducción del marco conceptual tradicional del campo y de la reproducción y proposiciones formuladas en otros contextos y que, por tanto, expresan su locus de enunciación, no serían evidenciados. Para Matos Martins (ABDALA, 2019), la apropiación del Pensamiento Social para el estudio y la práctica de la Administración y de los Estudios Organizacionales es una imposición de la necesidad de historizar y localizar en el tiempo y espacio social el estudio del campo organizacional, lo que conduce al camino de intérpretes de Brasil y de América Latina, de los nuevos y los clásicos.<br />Esta convocatoria de artículos se inspira y valora el trabajo realizado, desde 1988, en el Núcleo de Estudios de Administración Brasileña (ABRAS)4, coordinado por Paulo Emílio Matos Martins, sobre el “espacio-dinámica organizacional” como un “fenómeno histórico, político, económico y cultural, es decir: como el locus de (re) producción de lo simbólico sobre el trabajo, su sitio de ocurrencia y su gestión, teniendo como referente teórico el Pensamiento Social y los intérpretes de Brasil” (ABRAS, 2019). Esta convocatoria también expresa una alianza colaborativa entre la ABRAS y el grupo de investigación Organización y Praxis Libertadora5 que, desde el inicio de los años 2000, también ha actuado sistemáticamente en la defensa de una producción de conocimiento socialmente referenciada, basada en el patrimonio cultural e histórico nacional y latinoamericano.<br />En esta convocatoria de artículos, estamos interesados en las apropiaciones del Pensamiento Social Latinoamericano para la producción de conocimiento, la práctica y la enseñanza en Administración y Estudios Organizacionales. En ese sentido, esperamos recibir contribuciones sobre los temas referidos a continuación, aunque no exclusivamente:<br />• Clásicos del Pensamiento Social Latinoamericano y sus contribuciones para el análisis de los fenómenos administrativos y/u organizativos contemporáneos.<br />• Contribuciones del Pensamiento Social Latinoamericano para avanzar en la construcción del objeto de los Estudios Organizacionales, evitando la reificación de la organización y su subordinación acrítica a la gestión.<br />4 http://abrasuff.blogspot.com/<br />5 https://www.ufrgs.br/organizacaoepraxislibertadora/<br />• Contribuciones del Pensamiento Social Latinoamericano a la docencia en Administración y Estudios Organizacionales.<br />• Contribuciones de autores del Pensamiento Social Latinoamericano para estudiar y apoyar procesos organizacionales productivos basados en la cooperación y la solidaridad.<br />• Contribuciones de la tradición crítica de autores y perspectivas del Pensamiento Social Latinoamericano, forjadas en luchas antiimperialistas y procesos neocoloniales, para estudiar y contribuir a las luchas sociales contemporáneas.<br />• Contribuciones de los autores del Pensamiento Social Latinoamericano para procesos organizacionales en defensa de las formas de vida en relación con la naturaleza y contra la opresión, en sus diferentes expresiones.<br />• Contribuciones de autores del Pensamiento Social Latinoamericano en diálogos teóricos con el conocimiento producido por activistas en sus procesos organizacionales para luchar contra múltiples formas de opresión.</p><p><br /><strong>Referencias</strong><br />ABDALA, Paulo Ricardo Zilio. Pensamento social brasileiro, estudos organizacionais e a reinvenção do Sertão: uma entrevista com o Prof. Paulo Emílio Matos Martins. RBEO-Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 3 (dez. 2019), p. 698-725, 2019.<br />ABRAS. Núcleo de Estudos de Administração Brasileira. Histórico. Niterói, 2019. Disponível em: http://www.nucleoabras.com.br/historico.php. Acesso em 22 jun. 2019.<br />FERNÁNDEZ RETAMAR, R. Pensamiento de nuestra América: autorreflexiones<br />y propuestas. Buenos Aires: 2006, Clacso.<br />HEREDIA, F. M. . El ejercicio de pensar. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2010.<br />MARINI, R. M. Introducción: Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: MARINI, R. M.; MILLÁN, M. (Coords.). La teoría social latinoamericana: los orígenes. Tomo I. México, D. F.: El Caballito, 1994, p. 17-35.<br />MENDIETA, E. Remapping Latin American studies: Postcolonialism, subaltern studies, post-occidentalism and globalization. In: MORAÑA, M.; DUSSEL, E.; JÁUREGUI, C. A. (Org.), Coloniality at large: Latin America and the postcolonial debate. Durham: Duke University Press, 2008, p. 286-306.<br />_____________________________<br />Directrices para autores<br />Podrán ser enviados textos en portugués, español o inglés, hasta el <strong>30 de noviembre de 2021</strong>. Los textos deben tener hasta cuatro (4) autores y seguir las normas de citaciones de la Asociación Brasileña de Normas técnicas (ABNT). Los envíos deberán realizarse exclusivamente por el Sistema Electrónico de la Edición de la Revista (SEER), disponible en http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index.<br />Todos los envíos deben incluir las Directrices para Autores, disponibles en: https://seer.ufrgs.br/read/about/submissions#authorGuidelines.<br />Envíos que no obedezcan las Directrices serán descartados.<br />Las contribuciones enviadas para evaluación deberán ser inéditas (en cualquier idioma) y no deben estar bajo consideración en otra revista. El texto no puede contener ninguna información sobre autores, comentarios de revisión o de otra forma de identificación de la autoría, ni en el envío ni en las etapas de revisión. Además, se requiere que esté libre de plagio o autoplagio.<br />Las contribuciones recibidas en esta convocatoria de artículos pasarán por desk review de los editores y, en caso de ser aprobadas, por evaluación doble de pares ciegos. El proceso de evaluación de la REAd es totalmente anónimo.<br />Edición estimada de publicación: abril-agosto de 2022.<br />Más informaciones: ea_read@ufrgs.br<br />_____________________________<br />Sobre la REAd<br />La REAd publica ensayos y trabajos teórico-empíricos de las diversas áreas da Administración. Acogemos trabajos de las diversas vertientes onto-epistemológicas, con alta consistencia teórica y rigor metodológico (cuando sea el caso). No son aceptados trabajos que se restrinjan a la aplicación de modelos e tecnologías gerenciales.</p> 2021-09-29T11:54:57-03:00 https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1396 Chamada de artigos: Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais 2021-04-09T00:00:00-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p align="center"><strong>Chamada de artigos: </strong><strong>Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais</strong><strong></strong></p><p align="center"><strong> </strong></p><p align="center">Paulo Emílio Matos Martins<a title="" href="#_ftn1">[1]</a></p><p align="center">Paulo Ricardo Zilio Abdala<a title="" href="#_ftn2">[2]</a></p><p align="center">Kléver Efraín Naranjo<a title="" href="#_ftn3">[3]</a></p><p class="normal"> </p><p>O Pensamento Social está vinculado “às concepções mais gerais que se tem da matéria social, desde os modos de empreender seus conhecimento e normas, conceitos prévios e fronteiras que se põe a esses processos intelectuais, e os pertencimentos ideológicos dos implicados” (HEREDIA, 2010, p. 7). Essas concepções funcionam como chaves de compreensões gerais, grandes eleitores de temas, pressupostos teóricos dos trabalhos e influentes sombras em suas conclusões.</p><p>Marini (1994), por sua vez, define Pensamento Social como a reflexão de uma sociedade sobre si mesma, como uma teorização voltada para assegurar uma determinada ordem das coisas a partir de um ponto de vista de classe. Na medida em que o sistema econômico se torna mais complexo e a contraposição de interesse, mais presente, o Pensamento Social torna-se contraditório, propiciando o surgimento de correntes divergentes.</p><p>O Pensamento Social também está vinculado aos corpos epistemológicos mais precisos, atinentes a terrenos específicos do conhecimento social e aos discursos através dos quais se manifestam. Inclui ainda trabalhos sobre determinadas materiais sociais ou dos próprios processos intelectuais. Sua amplitude e alcance são determinados pelos temas e objetivos do investigador, que a partir de suas necessidades utiliza e combina os campos e os instrumentos do conhecimento social ao seu alcance. Além disso, incluem não somente a produção acadêmica institucionalizada, mas registros da tradição dos povos originários e conhecimento produzido ao longo do processo histórico.</p><p>Seguindo Fernandez Retamar (2006, p. 83), “o pensamento não nasce de outro pensamento, mas de uma realidade concreta”. Mendieta (2008), por sua vez, indica que a produção de conhecimento sempre se vincula a um imaginário espacial que, simultaneamente, expressa seu lócus de enunciação e projeta uma certa imagem do planeta, do espaço global, e da pólis.</p><p>A originalidade do Pensamento Social Latino-Americano torna possível valorizar fenômenos e problemas que são comuns na região – e que, com a simples reprodução do arcabouço conceitual tradicional do campo e da reprodução e proposições formuladas em outros contextos e que, portanto, expressam seu lócus de enunciação, não seriam evidenciados. Para Matos Martins (ABDALA, 2019), a apropriação do Pensamento Social para o estudo e a prática da Administração e dos Estudos Organizacionais é uma imposição da necessidade de historicizar e localizar no tempo e espaço social o estudo do campo organizacional, o que conduz ao caminho dos intérpretes do Brasil e da América Latina, os novos e os clássicos.</p><p>Essa chamada de artigos se inspira e valoriza o trabalho realizado, desde 1988, no Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (Abras)<a title="" href="#_ftn4">[4]</a>, coordenado por Paulo Emílio Matos Martins, sobre o “espaço-dinâmica organizacional” como “fenômeno histórico, político, econômico e cultural, isto é: como lócus de (re)produção do simbólico sobre o trabalho, seu sítio de ocorrência e sua gestão, tendo como referência teórica o Pensamento Social e os intérpretes do Brasil” (Abras, 2019). Essa chamada também expressa uma parceria colaborativa entre o ABRAS e o grupo de pesquisa Organização e Práxis Libertadora<a title="" href="#_ftn5">[5]</a> que, desde o início dos anos 2000, também tem atuado sistematicamente na defesa de uma produção de conhecimento socialmente referenciada, baseada no patrimônio cultural e histórico nacional e latino-americano.</p><p> Nesta chamada de artigos, estamos interessados nas apropriações do Pensamento Social Latino-americano para a produção de conhecimento, a prática e o ensino em Administração e Estudos Organizacionais. Nesse sentido, esperamos receber contribuições sobre os temas abaixo, ainda que não exclusivamente:</p><p> </p><ul><li>Clássicos do Pensamento Social Latino-Americano e suas contribuições para a análise de fenômenos administrativos e/ou organizacionais contemporâneos.</li><li>Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para avançar na construção do objeto dos Estudos Organizacionais, evitando a reificação da organização e sua subordinação acrítica à gestão.</li><li>Contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para o ensino em Administração e Estudos Organizacionais.</li><li>Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano para estudar e apoiar processos organizacionais produtivos baseados na cooperação e na solidariedade.</li><li>Contribuições da tradição crítica de autores e perspectivas do Pensamento Social Latino-Americano, forjadas em lutas anti-imperialistas e processos neo-coloniais, para estudar e contribuir para lutas sociais contemporâneas.</li><li>Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano para processos organizacionais em defesa de formas de vida em relação com a natureza e contra a opressão, em suas diferentes expressões.</li></ul><ul><li>Contribuições de autores do Pensamento Social Latino-Americano em diálogos teóricos com o conhecimento produzido por ativistas em seus processos organizacionais de luta contra as múltiplas formas de opressão.</li></ul><p><strong> </strong></p><p><strong>Referências</strong></p><p> </p><p>ABDALA, Paulo Ricardo Zilio. Pensamento social brasileiro, estudos organizacionais e a reinvenção do Sertão: uma entrevista com o Prof. Paulo Emílio Matos Martins. <strong>RBEO-Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. </strong>Curitiba, PR. Vol. 6, n. 3 (dez. 2019), p. 698-725, 2019.</p><p>ABRAS. Núcleo de Estudos de Administração Brasileira. <strong>Histórico</strong>. Niterói, 2019. Disponível em: <a href="http://www.nucleoabras.com.br/historico.php">http://www.nucleoabras.com.br/historico.php</a>. Acesso em 22 jun. 2019.</p><p>FERNÁNDEZ RETAMAR, R. <strong>Pensamiento de nuestra América</strong>: autorreflexiones</p><p>y propuestas<em>. </em>Buenos Aires: 2006, Clacso.</p><p>Heredia, F. M. . <strong>El ejercicio de pensar</strong>. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2010.</p><p>Marini, R. M. Introducción: Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: Marini, R. M.; Millán, M. (Coords.). <strong>La teoría social latinoamericana</strong>: los orígenes. Tomo I. México, D. F.: El Caballito, 1994, p. 17-35.</p><p>Mendieta, E. Remapping Latin American studies: Postcolonialism, subaltern studies, post-occidentalism and globalization. In: Moraña, M.; Dussel, E.; Jáuregui, C. A. (Org.), <strong>Coloniality at large</strong>: Latin America and the postcolonial debate. Durham: Duke University Press, 2008, p. 286-306.</p><p>_____________________________</p><p><strong>Diretrizes para autores</strong></p><p>Poderão ser enviados textos em português, espanhol ou inglês, até o dia <strong>30 de novembro de 2021</strong>. Os textos devem ter até quatro (4) autores e seguir as normas de citação e referência da ABNT. As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), disponível em <a href="/index.php/read/index">http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index</a>.</p><p>Todas as submissões devem observar todas as Diretrizes para Autores, disponíveis em: <a href="/read/about/submissions#authorGuidelines">https://seer.ufrgs.br/read/about/submissions#authorGuidelines</a>. Submissões que não obedeçam às Diretrizes serão descartadas.</p><p>As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.</p><p>As contribuições recebidas nesta chamada de artigos passarão por <em>desk review</em> dos editores e, caso aprovadas, por avaliação duplo-cega por pares. O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo.</p><p>Edição estimada de publicação: abril-agosto de 2022.</p><p>Maiores informações: <a href="mailto:ea_read@ufrgs.br">ea_read@ufrgs.br</a>.</p><div><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div><p><a title="" href="#_ftnref1">[1]</a> Universidade Federal Fluminense. Núcleo ABRAS. Correio eletrônico: <a href="mailto:pemiliom@uol.com.br">pemiliom@uol.com.br</a>.</p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref2">[2]</a> Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de pesquisa Organização e Práxis Libertadora. Correio eletrônico: <a href="mailto:paulo.abdala@ufrgs.br">paulo.abdala@ufrgs.br</a>.</p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref3">[3]</a> Escuela Politécnica Nacional de Ecuador. Correio eletrônico: <a href="mailto:marco.calahorrano@epn.edu.ec">klever.naranjo@epn.edu.ec</a>.</p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref4">[4]</a> <a href="http://abrasuff.blogspot.com/">http://abrasuff.blogspot.com/</a></p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref5">[5]</a> <a href="https://www.ufrgs.br/organizacaoepraxislibertadora/">https://www.ufrgs.br/organizacaoepraxislibertadora/</a></p><p> </p></div></div> 2021-04-09T00:00:00-03:00 https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1397 Call for Papers: Contributions of the Latin-American Social Thought to knowledge production, practice and teaching in Administration and Organization Studies 2021-04-09T00:00:00-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p align="center"><strong>C</strong><strong>all for Papers:</strong><strong> Contribu</strong><strong>tions of the Latin-American Social Thought to knowledge production, practice and teaching in Administration and Organization Studies</strong></p><p align="center">Paulo Emílio Matos Martins<a title="" href="#_ftn1">[1]</a></p><p align="center">Paulo Ricardo Zilio Abdala<a title="" href="#_ftn2">[2]</a></p><p align="center">Kléver Efraín Naranjo<a title="" href="#_ftn3">[3]</a></p><p align="center"> </p><p>Social Thought is linked "to the most general conceptions that we have of social matter, from the ways of undertaking their knowledge and norms, previous concepts and borders that are put to these intellectual processes, and the ideological belongings of those involved" (HEREDIA, 2010, p.7). These conceptions function as keys to general understanding, great constituents of themes, theoretical assumptions of the works and influential shadows in their conclusions.</p><p>Marini (1994), in turn, defines Social Thought as the reflection of a society on itself, as a theorization aimed at ensuring a certain order of things from a class point of view. As the economic system becomes more complex and the opposition of interests more evident, Social Thought becomes contradictory, fostering the emergence of divergent approaches.</p><p> Social Thought is also linked to the most precise epistemological bodies, concerning specific fields of social knowledge and the discourses through which they are manifested. It also includes works on certain social issues or on intellectual processes themselves. Its breadth and scope are determined by the themes and objectives of the researcher, who, based on his needs, uses and combines the fields and instruments of social knowledge at his disposal. In addition, it includes not only institutionalized academic production, but also records of the tradition of native peoples and the knowledge produced throughout their historical process.</p><p>Following Fernández Retamar (2006, p. 83), “thought is not born from another thought, but from a concrete reality”. Mendieta (2008), in turn, points out that the production of knowledge is always linked to a spatial imaginary that, simultaneously, expresses its locus of enunciation and projects a certain image of the planet, of global space and of the polis.</p><p>The originality of Latin American Social Thought makes it possible to assess phenomena and problems that are common in the region and that, with the simple reproduction of the traditional conceptual framework of the field and of the reproduction and propositions formulated in other contexts and that, therefore, express its locus of enunciation, they would not be put into evidence. For Matos Martins (ABDALA, 2019), the appropriation of Social Thought for the study and practice of Administration and Organizational Studies is an imposition of the need to historicize and locate the study of the organizational field in time and social space, which leads to the path of interpreters from Brazil and Latin America, of the new and the classics.</p><p>This Call for Papers is inspired by and values the work carried out, since 1988, in the <em>Núcleo de Estudos de Administração Brasileira</em> (ABRAS), coordinated by Paulo Emílio Matos Martins, on the “organizational space-dynamics” as a “historical, political phenomenon, economic and cultural, that is to say: as the locus of (re) production of the symbolic about labor, its place of occurrence and its management, having as a theoretical reference Social Thought and the interpreters of Brazil” (ABRAS, 2019). This CfP also expresses a collaborative alliance between ABRAS and the research group <em>Organização e Práxis Libertadora</em> that, since the beginning of the 2000s, has also acted systematically in the defense of a socially referenced production of knowledge, based on the national and Latin-American cultural and historical heritage. In this CfP, we are interested in the appropriations of Latin American Social Thought for the production of knowledge, practice and teaching in Administration and Organizational Studies. In this sense, we hope to receive contributions on the topics referred to below, although not exclusively:</p><p> </p><p>• Classics of Latin American Social Thought and their contributions to the analysis of contemporary administrative and/or organizational phenomena.</p><p>• Contributions of Latin American Social Thought to advance in the construction of the object of Organizational Studies, avoiding the reification of the organization and its uncritical subordination to management.</p><p>• Contributions of Latin American Social Thought to teaching Administration and Organizational Studies.</p><p>• Contributions from authors of Latin American Social Thought to study and support productive organizational processes based on cooperation and solidarity.</p><p>• Contributions of the critical tradition of authors and perspectives of Latin American Social Thought, forged in anti-imperialist struggles and neocolonial processes, to study and contribute to contemporary social struggles.</p><p>• Contributions of the authors of Latin American Social Thought for organizational processes in defense of ways of life in relation to nature and against oppression, in its different expressions.</p><p>• Contributions of authors of Latin American Social Thought in theoretical dialogues with the knowledge produced by activists in their organizational processes to fight against multiple forms of oppression.</p><p> </p><p><strong>References</strong></p><p>ABDALA, Paulo Ricardo Zilio. Pensamento social brasileiro, estudos organizacionais e a reinvenção do Sertão: uma entrevista com o Prof. Paulo Emílio Matos Martins. <strong>RBEO-Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. </strong>Curitiba, PR. Vol. 6, n. 3 (dez. 2019), p. 698-725, 2019.</p><p>ABRAS. Núcleo de Estudos de Administração Brasileira. <strong>Histórico</strong>. Niterói, 2019. Disponível em: <a href="http://www.nucleoabras.com.br/historico.php">http://www.nucleoabras.com.br/historico.php</a>. Acesso em 22 jun. 2019.</p><p>FERNÁNDEZ RETAMAR, R. <strong>Pensamiento de nuestra América</strong>: autorreflexiones</p><p>y propuestas<em>. </em>Buenos Aires: 2006, Clacso.</p><p>Heredia, F. M. . <strong>El ejercicio de pensar</strong>. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2010.</p><p>Marini, R. M. Introducción: Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: Marini, R. M.; Millán, M. (Coords.). <strong>La teoría social latinoamericana</strong>: los orígenes. Tomo I. México, D. F.: El Caballito, 1994, p. 17-35.</p><p> </p><p>Mendieta, E. Remapping Latin American studies: Postcolonialism, subaltern studies, post-occidentalism and globalization. In: Moraña, M.; Dussel, E.; Jáuregui, C. A. (Org.), <strong>Coloniality at large</strong>: Latin America and the postcolonial debate. Durham: Duke University Press, 2008, p. 286-306.</p><p>____________________________</p><p><strong>Guidelines for authors </strong></p><p>Texts in Portuguese, Spanish or English may be sent <strong>until November 30th., 2021</strong>. Texts must have up to four (4) authors and follow the citation standards of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). Submissions must be made exclusively through the Electronic System of the Journal Edition (SEER), available at <a href="http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index">http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index</a>. All submissions must observe the Guidelines for Authors, available at: <a href="/read/about/submissions#authorGuidelines">https://seer.ufrgs.br/read/about/submissions#authorGuidelines</a>.</p><p>Submissions that do not comply with the Guidelines will be discarded. Contributions sent for evaluation must be unpublished (in any language) and must not be under consideration in any other journal. The file may not contain any information about authors, review comments or any other form of identification of authorship, neither in the submission nor in the review stages. In addition, it is required that you be free from plagiarism or self-plagiarism. Contributions received in this CfP will go through a desk review by the editors and, if approved, by double-blind review. The REAd evaluation process is completely anonymous.</p><p>Estimated publication edition: April-August 2022.</p><p>More information: <a href="mailto:ea_read@ufrgs.br">ea_read@ufrgs.br</a>.</p><p> </p><p>_____________________________</p><p><strong>About REAd</strong></p><p>The REAd publishes essays and theoretical-empirical papers from the various areas of Administration. We welcome papers from the various onto-epistemological aspects, with high theoretical consistency and methodological rigor (when applicable). Works that are restricted to the application of management models and technologies are not accepted.</p><div><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div><p><a title="" href="#_ftnref1">[1]</a> Universidade Federal Fluminense. Núcleo ABRAS. e-mail: <a href="mailto:pemiliom@uol.com.br">pemiliom@uol.com.br</a>.</p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref2">[2]</a> Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Research Group Organização e Práxis Libertadora. e-mail: <a href="mailto:paulo.abdala@ufrgs.br">paulo.abdala@ufrgs.br</a>.</p></div><div><p><a title="" href="#_ftnref3">[3]</a> Escuela Politécnica Nacional de Ecuador. e-mail: <a href="mailto:marco.calahorrano@epn.edu.ec">klever.naranjo@epn.edu.ec</a>.</p></div></div> 2021-04-09T00:00:00-03:00 https://seer.ufrgs.br/index.php/read/announcement/view/1201 Chamada de Trabalhos: contribuições da administração para enfrentar a crise em tempos de pandemia 2020-04-15T17:33:32-03:00 Revista Eletrônica de Administração <p>A REAd – Revista Eletrônica de Administração deseja contribuir para o processo de reflexão e de produção de conhecimento sobre estes tempos extraordinários que nos toca viver. Sendo assim, convida à submissão de trabalhos, em fluxo contínuo, sobre a crise relacionada à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).</p><p>As muitas faces da crise e das estratégias para seu enfrentamento, em todos os países afetados, têm relações evidentes com o campo da Administração, como se pode facilmente constatar em temas como: (re)organização de sistemas de saúde; direcionamento de processos produtivos para prover equipamentos indispensáveis; capacitação emergencial e reorganização de equipes de trabalho; transformações no processo de trabalho; desenvolvimento científico e tecnológico com ênfase no complexo médico-farmacêutico-industrial; usos da tecnologia para o controle de grupos populacionais; impactos socioeconômicos em sociedades já marcadas por profundas desigualdades; políticas públicas; tensões no pacto federativo; redes de solidariedade e de fortalecimento da economia social; contribuições das universidades e centros de pesquisa.</p><p>As possibilidades temáticas acima mencionadas são apenas indicativas, já que as complexas dimensões deste fenômeno social se expressam de múltiplas maneiras no espaço disciplinar da Administração e no indispensável diálogo interdisciplinar.</p><p>Os trabalhos que respondam a essa chamada serão divulgados em <em>preprint</em>, de acordo com a política de acesso ao conhecimento da plataforma SciELO. Todas as contribuições devem ser coerentes com o foco e escopo da REAd e observar as diretrizes para autores.</p> 2020-04-15T17:33:32-03:00