Consumo Colaborativo: um estudo bibliométrico entre 2010 e 2019

Autores

  • Verônica Macário de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) PUC Minas
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio PUC Minas

Palavras-chave:

Consumo Colaborativo, Economia da Partilha, Modelos de Negócios, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o estado da arte sobre consumo colaborativo. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica sobre o tópico “collaborative consumption” (CC) na base de dados Web of Science, que é em uma das principais bases mundiais de literatura científica revisada por pares. Os resultados demonstram que o tema está em evidente crescimento de interesse. Observou-se que nem sempre o periódico que possui o maior número de artigos publicados é o mais influente em número de citações. A identificação dos periódicos mais influentes corrobora os dados das áreas que mais investigam a temática, a saber: negócios e gestão, representando 43,89% dos artigos publicados; ciências e estudos ambientais com 31,02% dos artigos publicados; tecnologia e sistemas de informação, com 25,41% do total de artigos. Além disso, apenas um autor que está listado entre os que mais produzem sobre a temática emerge entre os mais citados. Os resultados apontam que há diferentes formas de operacionalização do CC e muita atenção tem sido dada àquelas práticas que possuem intermediários, porém é relevante compreender o impacto que essa intermediação gera tanto no processo quanto no resultado dessa inovação. A análise do fenômeno é baseada em áreas com diferentes abordagens, mas que contribuem para o entendimento das possibilidades e desafios enfrentados pelas redes colaborativas de consumo. Assim, apresenta-se uma agenda de pesquisa sobre a gestão de modelos de organização de consumo colaborativo e sua relação com a promoção do consumo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) PUC Minas

Pós-Doutorado em Administração pela PUC Minas. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande . Atualmente é Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFCG), Coordenadora do MBA em Gestão Empreendedora e Inovação

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, PUC Minas

Associate Professor, Postgraduate Program in Management (PPGA)Dean / Research Center on Ethics and Social Management (NUPEGS)
Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas)Belo Horizonte - Minas Gerais - Brazil

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Oliveira, V. M. de, & Teodósio, A. dos S. de S. (2020). Consumo Colaborativo: um estudo bibliométrico entre 2010 e 2019. Revista Eletrônica De Administração, 26(2), 300–329. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/98874

Edição

Seção

Artigos